Pousada da Cachoeira
Equilíbrio

2014: planejando seus sonhos para o novo ano

  1. Home
  2. 2014: planejando seus sonhos para o novo ano
Faça uma cotação
Salvar
Bem-vindo, dezembro! O final do ano chegou e, com ele, aquela tradicional sensação de dever cumprido e a boa expectativa de um próximo ano cheio de realizações. Pois é, mas o que estamos dispostos a fazer para essas realizações, de fato, acontecerem?

planejando ano novo

Muitas pessoas trabalham aquela conhecida listinha de “coisas a fazer no próximo ano”. Vale colar a lista na porta da geladeira, pendurar no mural do quarto ou até carregar na carteira. Mas, infelizmente, o dia a dia corrido vai passando e vamos deixando nossas prioridades de lado.

Por isso, hoje nossa dica vai para quem quer fazer um 2014 diferente, mostrando como é possível fazer o tal planejamento para o novo ano realmente dar certo. Olha só:

esperança ano novo

1. Faça uma retrospectiva

Ao invés de simplesmente sair enumerando coisas que você quer, como “trocar o carro” ou “pagar as dívidas”, faça uma rápida retrospectiva de tudo que aconteceu no ano passado. Lembre-se de pontuar coisas boas e ruins. Os desejos alcançados e as tentativas frustradas. Fazendo isso, experimente um outro exercício: vá separando esses pontos por áreas de sua vida.

Pois é, perceba que você pode dividir sua vida em áreas. Por exemplo: família, trabalho, estudos, diversão, religião, lazer, social, etc. Então, separe os pontos levantados anteriormente cada um em sua respectiva área e veja em qual campo você obteve maior sucesso no ano que acabou. Dessa forma, talvez você veja que conseguiu comprar uma moto em 2013, mas não fez nenhuma ação social em sua comunidade. Então, será que aquele desejo de “trocar o carro” deve ser uma prioridade para 2014?

2. Estabeleça objetivos

objetivos 2014

Após fazer esse levantamento e olhar para 2013 vendo os principais pontos que passaram, pergunte-se: aonde eu quero chegar em 2014? Agora, sim, é o momento de colocar o que se deseja alcançar no novo ano. Mas, lembre-se, os objetivos a serem estabelecidos precisam ser tratados como verdadeiras metas!

Ou seja, você não pode, de maneira alguma, terminar 2014 sem alcançá-los. Olhando de forma séria para os seus objetivos será possível evitar fazer uma lista enorme de coisas a serem alcançadas, muitas delas sem necessidade, e também o ajudará a tratar esse exercício com seriedade.

3. Não perca de vista!

metas 2014


O acompanhamento do seu planejamento de ano novo é muito importante, a fim de que você não se esqueça do proposto para si mesmo conforme os meses vão passando. Para isso, desenhe tudo num papel grande e deixe à vista em algum lugar da casa. Ou, então, escreva tudo em seu computador e guarde o arquivo na área de trabalho. Vale fazer mural, escrever carta, enfim, o mais importante é ter um recurso visual à mão.

Dessa forma, também é possível ir checando os objetivos alcançados e vendo como se está progredindo ou não. Caso a coisa não esteja andando, ao fazer essa checagem será possível mudar de rota e realizar correções a tempo de buscar as metas estabelecidas.

sonhos 2014

E aí, já tentou fazer um planejamento para o ano novo? Experimente! Todo mundo tem seus próprios desejos e anseios de que algo seja diferente no próximo ano, então, faça disso uma realidade e use essa vontade toda em algo útil e verdadeiro. Afinal, é muito bom alcançar aquilo que se deseja!

E se você tem mais alguma dica para ajudar na hora de fazer o planejamento para o ano novo, compartilhe com a gente, queremos saber qual é o seu método infalível. ;)
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros