Pousada da Cachoeira
Equilíbrio

3 motivos para você começar hoje a andar de bicicleta

  1. Home
  2. 3 motivos para você começar hoje a andar de bicicleta
Faça uma cotação
Salvar
Você sabia que o Brasil, além de ser o 5º maior consumidor de bicicletas no mundo, é o 3º maior pólo de produção de bicicletas mundial? Pois é, já são 70 milhões de bikes circulando em nosso país, das quais 80% estão nas regiões sudeste e nordeste, com mais de 600km de ciclovias brasileiras. Estes dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) e do site euvoudebike.com mostram que andar de bicicleta já virou uma tendência em nosso meio.

E os adeptos dessa moda que vem ganhando cada vez mais força têm vários incentivos para isso, indo da prática de atividade física até o trânsito desumano das grandes cidades. Segundo a última pesquisa realizada pela SP-Turis em novembro de 2012, são 120 mil paulistanos pedalando por dia, sendo que 70,4% desse contingente optam por andar de bicicleta todos os fins de semana.

Quanta gente topando usar a magrela no dia a dia, não? E isso já vai além de simplesmente pedalar, pois se tornou um estilo de vida, uma iniciativa de pessoas que estão cansadas de viver perdendo horas paradas no trânsito e de manter a rotina mecanizada do trabalho para a casa sem receber um fôlego diferente em sua vida. A verdade é que andar de bicicleta nos faz sentir mais vivos, e quem pedala sabe bem qual é essa sensação!

andar de bicicleta

Mas, se você ainda não topou experimentar esse estilo de vida diferenciado, trouxemos em nossa editoria de “Equilíbrio” aqui do Blog uma motivação para lhe convencer. São 3 motivos para começar a andar de bicicleta hoje mesmo. Preparado?

1. Andar de bicicleta traz mobilidade: livre-se do estresse!



andar de bicicleta

Ter que sair com horas de antecedência de casa, enfrentar poluição sonora e encarar filas e mais filas de carro é algo que já cansou a todos nós, não é mesmo? Com a vida corrida e prática que levamos, perder tempo e se estressar no trânsito se tornaram coisas inviáveis. E andar de bicicleta pode ser uma alternativa para esse problema.

A bike nos traz a vantagem da mobilidade, permitindo uma via mais livre para percorrer, economia de tempo e menos contaminação com a poluição sonora e estresse trazidos pelos congestionamentos. Experimente ir trabalhar de bicicleta, você perceberá facilmente a diferença na rota realizada.

2. Andar de bicicleta está mais fácil: viva as ciclovias!



andar de bicicleta

Um dos grandes empecilhos que impede qualquer um de tomar coragem para andar de bicicleta é a falta de segurança por conta do espaço em meio à selva de pedra. Realmente, esse é um grande desafio a ser vencido, mas que já apresenta perspectivas muito favoráveis. Em São Paulo, por exemplo, desde 2009 podemos contar com a ciclofaixa, que começou ao redor do Parque do Ibirapuera e hoje já tem mais de 119km.

As ciclovias são as grandes responsáveis por demarcar nas cidades que os ciclistas têm, sim, seu espaço garantido e que o mesmo deve ser respeitado. Em Campinas, interior de SP, temos outro exemplo inspirador, com uma ciclovia no Taquaral, bairro muito utilizado pelos moradores para prática de exercícios físicos, além do fechamento de uma via para ciclistas aos domingos de manhã, começando pelo centro da cidade.

E no Rio de Janeiro existe a maior malha cicloviária brasileira, com 250km entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas. Tudo isso é um incentivo para experimentarmos o estilo de vida que a bike proporciona.

3. Andar de bicicleta é mais saudável: pare o carro, movimente seu corpo!



andar de bicicleta

Sim, sabemos que é quase impossível deixar o carro na garagem para andar de bicicleta em 100% do tempo. Mas, também é impossível não reservar pelo menos 10% desse tempo para optar movimentar seu corpo ao invés de estar sobre quatro rodas. Afinal, a bike nos ajuda a queimar calorias, exercitar os músculos das pernas e arejar a mente.

São muitos benefícios em um só exercício, o que muda nosso dia a dia na concentração ao trabalhar, na disposição para atividades e até no relacionamento com as pessoas, pois nos livramos do estresse. Você não precisa abandonar seu carro, mas aceite o desafio de tentar ir trabalhar de bicicleta 1 vez por semana. Ou, então, andar de bicicleta todos os domingos ou no campo. Já pensou na maravilhosa sensação de praticar esse exercício em contato com a natureza, saindo da cidade? Para se inspirar, dê uma olhada nas sugestões de locais que temos para você. ;)

Então, convencido? O desafio está lançado! Já vimos que muitas pessoas mudaram seu estilo de vida e que nossas cidades estão colaborando. Agora, só falta você topar experimentar. Deixe seu comentário aqui no Blog se você já tentou. E se for começar, não deixe de nos contar sobre sua experiência!
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros