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Benefícios da caminhada: comece hoje mesmo

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O inverno é uma estação difícil, pois nos incentiva a comer muito e a quase não fazer exercício físico. Mas, isso pode ser um problema, afinal, essa estação gelada, daqui alguns meses, irá embora, e permanecem as consequências de termos ficado parados. Portanto, hoje vamos lhe incentivar a fazer algo simples, muito prazeroso e que faz um bem enorme: caminhar!

benefícios da caminhada

Esse exercício é tradicional no verão, é comum vermos pessoas saindo do trabalho e terminando suas tardes caminhando pelas calçadas da cidade. Porém, trata-se de uma prática muito bem-vinda no frio, justamente porque não há o ar seco do verão e o sol forte sobre a pele. Além de que, caminhar um pouco por dia ajuda a queimar calorias e chegar em forma ao calor, sem muita preocupação na hora de colocar o biquíni ou a sunga.

Então, vamos lembrar alguns pontos importantes dos benefícios da caminhada para que você saia hoje mesmo para proporcionar pelo menos 30 minutos de bem-estar ao seu corpo e mente:

1. Quais são os benefícios da caminhada para meu corpo?

benefícios da caminhada

Dizer que caminhar ajuda a emagrecer não é nenhuma novidade, afinal, 30 minutos de caminhada por dia é o suficiente para acelerar o metabolismo e incentivar a queima de calorias. Mas, o que você pode não saber ainda, é que os benefícios da caminhada se estendem para os ossos, evitando a osteoporose; para os pulmões, por conta da realização mais eficiente de trocas gasosas; e para a circulação, ajudando a reduzir a pressão arterial.

E a mente também ganha quando você caminha, pois aumenta a sensação de bem-estar e reduz a chance de adquirir depressão. Sabe aquela coisa boa que sentimos após fazer exercício físico? Pois é, trata-se da endorfina, hormônio responsável pela sensação de relaxamento, liberado pela prática da atividade.

2. É só colocar o tênis no pé e sair por aí?

Então, cuidado! A caminhada é um exercício bem-vindo porque é simples de realizar e não exige grande esforço, mas que, como qualquer outra atividade física, exige algum cuidado e, sobretudo, uma autorização médica para fazermos tudo tranquilamente.

E alguns cuidados são necessários, a começar pelo pé, por exemplo, que deve estar calçado com um tênis adequado, preferencialmente que tenha uma sola mais alta no calcanhar e vá afinando ao longo da ponta do pé, para contribuir com a sua “passada”.

Além disso, um alongamento básico antes de começar pode ser útil para evitar pequenas lesões, e, após terminar, um alongamento mais caprichado para finalizar. Fique esperto também com a respiração, a fim de evitar a famosa “dor de lado”. Faça uma respiração completa, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca, sem ficar um tempo prendendo o ar ou fazendo uma respiração curtinha.

alongamento caminhada

Sugestões de alongamento simples para caminhada. Fonte: pelight.com.br

3. Basta uma ou duas vezes na semana?

Não! É preciso criar hábito (e coragem!). Os benefícios da caminhada só serão sentidos se você fizer dela uma prática constante em sua vida, com um ritmo adequado, sempre naquele horário mais ideal à sua rotina. Você pode começar fazendo o exercício três vezes semanas, um dia sim e um dia não, para, depois, criar o costume de praticá-lo todos os dias. Tente, faça um esforço e veja que a experiência vale a pena, pois depois será impossível ficar sem!

 

E já imaginou poder praticar a caminhada ao ar livre, em contato com a natureza? Aqui, na Pousada da Cachoeira, recebemos muitas pessoas que procuram o contato mais próximo da natureza e usam a caminhada para isso. Dê uma olhada, abaixo, nos lugares em que você pode fazer seu exercício conosco e não deixe de comentar a respeito. Bom exercício!

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