Pousada da Cachoeira
Equilíbrio

Cuide-se: carinho com o próprio corpo

  1. Home
  2. Cuide-se: carinho com o próprio corpo
Faça uma cotação
Salvar
Estamos em uma época difícil para nosso corpo. O tempo frio, por vezes com chuva, que temos enfrentado neste outono, que acabou recentemente dando espaço para o inverno, traz aquela vontade gostosa de ficar parado, quentinho dentro de casa. E tem coisa melhor do que comer muito nesse frio? Pois é, mas temos de tomar cuidado, afinal, nosso corpo merece um pouco mais de carinho.

cuidado com o corpo

Isso porque, apesar de muito agradável, essa estação de aproveitar para comer e se resguardar pode trazer alguns problemas para nosso físico, aumentando a gordura corporal acumulada, o que, consequentemente, prejudica a saúde. Repare que tanto homens quanto mulheres tendem a concentrar gordura na região da cintura, por conta da falta de exercícios físicos e alimentação pouco saudável.

Tal preocupação vai além da estética, pois essa gordura, que se chama visceral, acaba se infiltrando nos órgãos vitais, o que pode ser fatal. Além disso, há outros problemas como diabetes, doenças cardíacas e até a aceleração do processo de envelhecimento. E, acredite, nem o bisturi pode ajudar em alguns casos, já que a gordura visceral está enredada nos vasos sanguíneos e órgãos, impedindo sua remoção cirúrgica com segurança.

Por isso, é tão importante o carinho com o próprio corpo de se cuidar e evitar um acúmulo desnecessário de problemas. Então, fique esperto em algumas dicas:

1. O que comer?

comida saudável

Existem alimentos que estimulam a produção de insulina pelo pâncreas em grandes quantidades, causando o acúmulo de gordura abdominal. Por isso, fique atento a comidas com carboidratos de alto índice glicêmico, como a farinha branca refinada e seus derivados, açúcar, e doces. As gorduras trans e saturadas em excesso, trazidas por biscoitos recheados, pipoca de micro-ondas e carnes gordas, também devem ser evitadas.

Porém, alimentos com carboidrato de baixo índice glicêmico não trazem esse risco, como pão e cereais integrais e frutas. O azeite de oliva extra-virgem e carnes como salmão e atum têm gorduras consideradas benéficas, se consumidos em quantidade moderada, que são as conhecidas poli e monoinsaturadas.

2. Por que fazer exercício físico?

por que fazer exercício físico

Em depoimento à revista Go Outside de maio (2013), o cientista Nathan LeBrasseur, especialista em tecido muscular na Clínica Mayo, disse que “há cada vez mais evidências que músculos saudáveis podem levar a fígado, intestinos, pâncreas e cérebro mais saudáveis”. Isso faz muito sentido para todos nós, pois mais gordura significa menos músculo.

Assim, os benefícios de se fazer qualquer tipo de exercício físico, dentro daquilo que seu corpo pode praticar, são inúmeros, e não só ajudam a queimar a “gordura ruim”, como também trazem vantagens à nossa mente e alma. Se você é um daqueles que torce o nariz só de ouvir falar em mexer o corpo, que tal experimentar músicas para fazer exercício físico e se animar?

3. Evite problemas no futuro

problemas de saúde

Enquanto estamos confortáveis, não sentindo dores nem incômodos, é muito fácil ignorar toda essa conversa de carinho com o próprio corpo. Até o dia em que resolvemos passar pelo médico e ver em exames os números comprovados de altos índices de colesterol, glicemia e pressão sanguínea. Que tal evitar esse tipo de susto?

Por isso, não espere o médico lhe recomendar uma série de remédios para combater problemas trazidos pelo sedentarismo, nós podemos buscar nossos próprios remédios na alimentação saudável e no exercício físico regular, basta termos força de vontade!

 

E você, já abraçou a causa de cultivar um carinho especial pelo próprio corpo ou ainda briga com a balança? Conte para gente aqui embaixo nos comentários qual é a sua maior preocupação. Ah, e não se esqueça de que estar em contato constante com a natureza também ajuda muito na saúde. Aqui, na Pousada da Cachoeira, você experimenta os benefícios da natureza. ;)
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros