Pousada da Cachoeira
Equilíbrio

Como economizar para viajar mais?

  1. Home
  2. Como economizar para viajar mais?
Faça uma cotação
Salvar
Se você acompanha o Blog da Pousada da Cachoeira, certamente é apaixonado por viajar. Afinal, tem coisa melhor do que sair e ficar em contato com a natureza, pertinho de quem a gente ama? Mas, para isso, é preciso se planejar, reservando tempo e dinheiro. É muito difícil, nesse sentido, quando a família ou o casal não consegue separar parte de sua renda para se divertir e passar um final de semana diferente.

finanças pessoais

Provavelmente, essa situação é comum a muitos de nós: os dias vão passando, vamos pagando uma coisa aqui, outra ali, e quando vemos, de repente, o dinheiro que era para todo o mês já acabou. E o pior, nem sabemos exatamente onde gastamos o salário. Por isso, pode ser a hora de repensar a forma de administrar suas finanças pessoais.

E, mais importante ainda, é envolver toda a família nessa reflexão, pois o orçamento da casa depende de todos. Ao planejar o mês, é crucial que pai, mãe e filhos participem da destinação do dinheiro, seja para pagar contas ou investir. Apesar de não ser usual, isso fará toda diferença no dia a dia da casa.

Por exemplo, normalmente os adultos não discutem sobre dinheiro dentro de casa, mas é um erro achar que se deve controlar sozinho toda a parte financeira, porque quanto mais transparentes somos com nossa família, mais comprometimento teremos por parte dela. Às vezes, os familiares reclamam porque não têm conhecimento sobre quanto da renda será destinado a cada coisa, especialmente os filhos pequenos, pois eles não entendem qual o limite do gasto.

Para controlar o quanto se gasta, é preciso identificar o que realmente é necessário ser adquirido, pois toda compra além do essencial se torna um “gargalo” no orçamento. Dessa forma, temos que diferenciar a necessidade de consumo do desejo de consumo.

Assim, uma forma de se organizar é dividir as despesas em quatro principais grupos:

1. Grupo das Necessidades: contas que não podemos abrir mão, como água, luz, gás e telefone.

orçamento familiar

2. Grupo do Lazer: despesas com diversão e entretenimento, como clubes, restaurantes, revistas e jornais. Aqui, entram as viagens e passeios!

pizza

3. Grupo da Educação: destinado ao saber, incluindo escola dos filhos, cursos técnicos ou profissionalizantes.

educação

4. Grupo do “Pague-se primeiro”: contas de investimento, uma verba que precisamos guardar todo mês para poder investir. Se formos capazes de poupar, é de onde pegamos dinheiro na hora de aumentar as despesas dos demais grupos, como, por exemplo, ao decidirmos sair mais vezes para viajar.

dívidas pessoais

Com isso, a família poderá entender o que mais toma conta de seu orçamento e se planejar, não só para saber onde investir, mas também com o objetivo de diminuir gastos exagerados e passar mais tempo junto numa viagem.

E você, como controla seu orçamento pessoal? É fácil reservar uma parte do dinheiro de todo mês para viagens e passeios? Conte para gente como você se organiza e compartilhe sua experiência aqui embaixo nos comentários. Ah, e não se esqueça, com a Pousada da Cachoeira você conta com preços diferenciados na hospedagem!
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros