Pousada da Cachoeira
Equilíbrio

Cuidados com animais de estimação: cuidando com carinho

  1. Home
  2. Cuidados com animais de estimação: cuidando com carinho
Faça uma cotação
Salvar
Eles são nossos melhores amigos! E em algumas situações da vida são até os únicos. Se você tem um bichinho de estimação sabe o quanto ele é importante na vida de uma pessoa. Aliás, muita gente sabe dessa verdade. Segundo dados da Abinpet (Associação Brasileira de Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil possui a 2ª maior população de animais de estimação do mundo, com aproximadamente 37 milhões de cães e 21 milhões de gatos.

cuidados com animais de estimação

É muito amigo do coração por aí, fazendo a felicidade dos seus donos. Mas, assim como eles fazem a nossa alegria no dia a dia, também precisamos estar atentos para cuidar do bem-estar deles. Afinal, os cuidados com animais de estimação devem ser tão constantes e atenciosos quanto os que fazemos para nós mesmos. Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes para lhe ajudar a ficar esperto e cuidar de seu amigão. Olha só:

1 – Cuidados médicos com os animais de estimação

Qual foi a última vez que você levou seu bichinho ao veterinário?Pois é, geralmente só levamos nosso amigo ao médico quando surge alguma doença, mas aí já é para resolver um problema e pode ser tarde demais. Por isso, evite surpresas ruins e dê uma passada no veterinário para saber se está tudo bem com seu pet.

cuidado com pet veterinário

Por exemplo, você sabia que muitos donos sequer percebem quando seu cão ou gato está com diabetes? Essa é uma doença que também afeta os animais e dá sinais por meio de problemas como aumento da urina, de fome e de sede, ou até mesmo catarata e emagrecimento. Fique atento a esses sinais, porém conte com a ajuda de um especialista no assunto para identificar possíveis problemas.

Outra doença comum que também pode se fazer presente entre os pets é a obesidade, e se você alimenta seu cão com a mesma comida do seu almoço pode ficar alerta porque esse recado vai direto pra você. Apesar de ser cômodo dar o resto que ficou no prato para o bichinho, além do fato do danado sempre estar por perto com aquela carinha irresistível pedindo um pouquinho, esse tipo de comida não faz bem ao animal e pode prejudicar seu sistema digestivo. Opte sempre pela ração, que possui os componentes adequados para a alimentação animal e ainda alguns ingredientes a mais que podem ajudar em sua saúde, como as fibras, por exemplo.

2 – Cuide do bem-estar do seu animal de estimação

Não é porque seu bichinho sempre faz festa quando te vê que ele nunca fica triste. Os animais, assim como nós, também possuem dias ruins, principalmente se não recebem a atenção desejada e necessária. Por isso, esquecer de brincar com seu amigo, deixá-lo sozinho por dias trancado ou não levá-lo para passear significa pisar feio na bola com ele.

cuidados com pets

Sabemos que a vida é corrida e muitos bichinhos acabam ficando sozinhos em casa. Se eles são acostumados a isso desde pequenos, não há problema, desde que você tenha o cuidado ideal para não deixá-lo deprimido. Então, aproveite para dar uma caminhada com seu bichinho pelo bairro depois do trabalho, ou pela manhã, assim você faz um exercício físico e ainda distrai seu pet.

Ah, e quando for levá-lo para passear não se esqueça dos itens essenciais: água (principalmente se a caminhada for longa, pois seu amigo vai sentir sede assim como você), uma boa coleira e algumas sacolinhas plásticas, para não deixar sujeira do bichinho pelo caminho.

cuidado com animal de estimação

3 – Lembre-se do seu pet ao viajar

Se não dá para esquecer o pet trancado dentro de casa, também não é legal se esquecer dele ao ir viajar. Sabendo que seu amigo ficará sozinho enquanto você faz uma viagem, seja ela longa ou curta, é bom se planejar e tomar as providências necessárias para não faltar água e comida, além de cuidados básicos.

cuidado com animais de estimacao viagem

Caso a viagem seja rápida, vale deixar comida e água suficiente para, por exemplo, todo o final de semana, além de caixinhas de areia ou lugares apropriados para o animal fazer suas necessidades. Porém, se a viagem for comprida, o ideal é contar com a ajuda de um familiar, colega ou até de um vizinho para fazer umas visitas ao seu bichinho de estimação e verificar se está tudo bem, trocando sua água e comida.

Ah, e sabia que se você vier para a Pousada da Cachoeira não terá que deixar seu animal de estimação em casa? Pois é, aqui nós aceitamos seu pet e você pode trazê-lo para brincar por toda a pousada, afinal espaço não vai faltar em meio a toda nossa natureza. Uma prova disso é a nossa mascote, a Tati, a cachorrinha que vive aqui com a gente e acompanha os hóspedes em suas caminhadas pela pousada.

adotar um animal

E você, toma quais cuidados com seus animais de estimação? Tem algum cuidado especial que você não dispensa de jeito algum? Bom, sabemos que o essencial é nunca deixar faltar carinho, não é mesmo? Por isso, compartilhe sua dica com a gente aqui embaixo nos comentários.

 
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros