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Cuidados no frio. Fique atento!

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O friozinho está cada vez mais intenso. O mês de maio já está quase nos dando tchau e, ao chegar junho, o clima tende a esfriar mais ainda daqui para frente. Para os amantes do outono, está tudo de bom. Mas, assim como no verão quando o calor é forte, o frio também exige nossa atenção a alguns cuidados especiais. Se quando o sol está forte não podemos descuidar do protetor solar de maneira alguma, no frio não podemos deixar a pele ressecar.

cuidados no frio

E a pele é só o começo, pois todo nosso corpo funciona de maneira diferente nesta estação. Curioso para saber o que mais deve nos preocupar? Então, dá uma olhada nas nossas dicas de bem-estar a seguir e comece a repensar seus próximos dias gelados.

1. Não deixe a pele secar

Já que comentamos sobre a pele ali em cima, vamos começar por ela, nossa querida cútis! No frio a oleosidade natural da nossa pele diminui naturalmente, os joelhos e cotovelos ficam secos, os lábios racham, e é difícil não ficar ressecado. Por isso, cuidar da hidratação é essencial. Evite, por exemplo, banhos com água muito quente, um mal que sempre cometemos com a intenção de nos aquecermos no frio. A água quente diminui ainda mais a oleosidade natural.

Procure também não abusar de buchas e sabonetes em excesso, que podem descamar a pele e prejudicar o óleo natural. Utilize sempre hidratantes adequados ao seu tipo de pele e protetores labiais, como a prática e simples manteiga de cacau. Se está muito frio para passar o creme hidratante por todo o corpo, prefira óleos corporais durante o banho. Agora, se quiser usar o creme, opte por aplicá-lo logo após o banho, com a pele ainda úmida, para uma melhor absorção.

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Por fim, aquela dica básica de sempre: beba muita água! Sim, é difícil sentir sede durante o frio, mas lembre-se que a sede é uma sinal tardio de que nosso corpo está precisando de líquido. Além disso, já que está frio, você pode variar e se deliciar nas bebidas quentes, como os chás. E já que estamos falando sobre bebidas, fique esperto na próxima dica sobre o que comer.

2. Alimentação ideal

É um costume terrível comer demais no frio. Não é mesmo? Fala sério, comer no frio é bom demais, e não é só por gula que fazemos isso. Você sabia que o nosso corpo nas estações frias gasta cerca de 10% a mais de energia para produzir calor e manter a temperatura corporal? Mas, não é por isso que podemos abusar. É preciso comer bem no sentido de ingerir os nutrientes necessários para o corpo reforçar o sistema imunológico.

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Esse reforço é importante para nossa defesa se proteger das inflamações e infecções, sobretudo respiratórias, que são tão comuns neste período. Então, ter uma dieta balanceada continua sendo importante, como sempre. Ah, e evite alimentos calóricos e gordurosos que são ricos em açúcar, como o chocolate em excesso, pois eles derrubam nossa defesa e colaboram para aumentar a gordura corporal. E, falando em gordura corporal, não podemos esquecer dos exercícios físicos. Vamos para a próxima!

3. Não descuide dos exercícios

Sim, a cama quentinha no final de semana e ficar dentro de casa à noite com a família são coisas irresistíveis no frio. Mas, não podemos esquecer que o verão, um dia, vai voltar, e não será legal chegar lá desesperado para perder tudo que se ganhou durante o frio. Então, pegue firme nos exercícios!

Lembre-se que nossa musculatura e articulações ficam mais enrijecidas sob baixas temperaturas, por isso o aquecimento no começo do exercício e um bom alongamento ao final dele são mais essenciais do que nunca! Evite também, em dias muito frios, o exercício ao ar livre, pois o clima pode prejudicar a respiração. Nesse caso, opte, por exemplo, pelas atividades que podem ser feitas dentro de uma academia.

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E você, tem mais cuidado com o que no frio? Com a pele, a alimentação ou com sua atividade física? Conte para gente o que mais lhe preocupa aqui embaixo nos comentários e vamos trocar mais dicas!
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