Pousada da Cachoeira
Equilíbrio

Dicas de estudo para os pais: construindo vencedores

  1. Home
  2. Dicas de estudo para os pais: construindo vencedores
Faça uma cotação
Salvar
Parece que, agora, 2014 começa pra valer! Após o início de ano e o feriado de carnaval, é hora de pegar firme e retomar a rotina. Nesse momento, os pais sabem que é comum ouvir várias queixas dos filhos, que querem fazer de tudo, menos estudar. Qualquer motivo é uma deixa para distração: a TV, os amiguinhos, os brinquedos... Parece ser muito difícil se concentrar, ainda mais após um longo período parado.

dicas de estudo para os pais


Pior do que ter dificuldade para se concentrar nos estudos é ter de voltar às aulas sem vontade e, assim, acabar comprometendo o rendimento na escola. Nós, pais, sabemos quão importante é para os pequenos se dedicarem para, no futuro, se tornarem verdadeiros vencedores. Por isso, hoje vamos dar algumas dicas aqui no Blog para você ajudar seu filhão a voltar com tudo para a escola e, quem sabe, até sentir prazer nos estudos. Vamos lá:

1. Crie uma rotina

rotina de estudo para crianças

Ao falar de dicas de estudo para os pais, precisamos começar por essa orientação básica, mas muito importante: crie uma rotina de estudos com seus filhos. Na verdade, você já sabe que isso funciona. Lembra-se da dificuldade, quando bem pequenininhos, que seus filhos tinham para dormir, tomar banho e comer? Sim, essas atividades podem ser um desafio até hoje, mas ficou tudo mais fácil quando eles passaram a entender que isso fazia parte do dia a dia deles.

Com os estudos é a mesma situação. As crianças e adolescentes precisam visualizar as atividades da escola em seu cotidiano, com um horário definido para começar e terminar, um local apropriado que possibilite a concentração, e todo material de que eles podem precisar. Essa foi a estratégia utilizada por Ana Renata, professora universitária de Campinas (SP), para ajudar sua filha Júlia, de 8 anos, a criar um hábito de estudo.

"Para não haver resistência,com a opinião da Júlia vimos qual era o horário que ela tinha mais disposição para fazer as tarefas quando eu pudesse estar presente. Com isso estabelecido, todo dia ela já sabe que aquele é o horário da lição, e eu também me comprometo com isso, sentando ao lado dela e ajudando-a", conta Ana Renata.

dica de estudo para os pais

Ana Renata e sua filha Júlia


2. Seja criativo

Tudo que é chato, fica mais difícil. Por isso, não ajudará muito se seus filhos verem a atividade de estudar como algo entediante. Assim, os pais podem ajudar criando formas de tornar esse momento mais atrativo, incluindo nas atividades algo que prenda a atenção dos pequenos. Vale de tudo: usar massinha, pintura, quebra-cabeças, ensinar fração cortando pizzas, usar lápis de várias cores para deixar a escrita mais bonita, etc.

Nesse caso, a professora Ana Renata foca naquilo que sua filha gosta de fazer e incentiva isso nas atividades educativas. "Já montamos um brinquedo folclórico a partir de sucatas! Acho fundamental incentivar a criança. Por exemplo, a Júlia adora escrever, então peço para ela escrever cartinhas para mim, para a professora, para os avós", conta.

dicas de estudo para crianças

Topa uma brincadeira com massinha aí?


3. Esteja junto!

O acompanhamento dos pais também é extremamente importante, seja para ajudar ou para incentivar. O fato da mãe ou do pai convidar com entusiasmo seu filho para estudar, faz toda diferença. Fale como se estivesse convidando para fazer uma coisa de que ele gosta muito, como brincar ou passear. Ao ver o quanto seus pais gostam de participarem daquele momento, os pequenos poderão olhar para a atividade com outros olhos.

Além disso, é nesse acompanhamento que os pais podem perceber onde estão as principais dificuldades dos filhos e ajudá-los a superá-las. Será que é nas contas de dividir que está o problema? Será que ele troca o "f" pelo "v" por uma simples falta de atenção ou isso significa algum probleminha que precisa de mais atenção? Com isso, é possível, inclusive, identificar e evitar problemas cognitivos e discutir as necessidades de melhorias com os professores.

"A criança precisa da participação dos pais no aprendizado, sempre mostrando, com exemplos, como é importante estudar, aprender coisas novas, para ter um futuro próspero", defende Ana Renata, que está preparando a Júlia para ser vencedora.

dicas de estudo para os pais


E você, também está na tarefa diária de construir vencedores? Quais são as suas estratégias para incentivar seus filhos a se dedicarem aos estudos? Compartilhe aqui embaixo nos comentários com a gente e vamos trocar nossas dicas!  ;)
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros