Pousada da Cachoeira
Equilíbrio

Dicas para home office: trabalhe sem sair de casa

  1. Home
  2. Dicas para home office: trabalhe sem sair de casa
Faça uma cotação
Salvar
Você se levanta da cama, toma um banho, faz seu café de manhã, e, andando apenas alguns passos ainda usando chinelos, chega ao seu local de trabalho. Sem precisar perder tempo no trânsito, sem roupas formais desconfortáveis e nada de “bater ponto” para entrar. Essa é a realidade de muitos profissionais que não precisam sair de casa para trabalhar, usando o conhecido home office.

dicas home office

Imagem via manifestofeminino.com.br


Ter o escritório ou uma estação de trabalho em casa é uma opção de várias pessoas para poder se livrar dos inconvenientes do deslocamento até o local de trabalho, além de poder desfrutar de maior flexibilidade e de conciliar os compromissos domésticos com os do trabalho. Os chefes de família, por exemplo, adoram trabalhar estando pertinho da família para, em qualquer emergência, poder ajudar.

Mas, é preciso se atentar a diversas questões quando optamos por trabalhar em casa, senão o dia não rende! Por isso, hoje vamos dar algumas valiosas dicas para home office. Fique esperto:

1. Você pode trabalhar em casa?

dicas home officeVocê pode ser criativo e decorar o home office ao seu gosto. Ideia via rumspringa.com.br


A primeira e mais importante pergunta antes de qualquer uma das dicas para home office: é viável, em seu caso, trabalhar em casa? Geralmente, as pessoas que têm essa possibilidade se enquadram em casos como: ganham flexibilidade no emprego, ou seja, a empresa permite a possibilidade de produzir sem precisar se deslocar até o local; vivem de freelas, espécies de trabalhos de curta duração que os profissionais pegam de várias empresas e trabalham por conta, muito comum nas áreas de comunicação, design e programação; ou são autônomos/empresários, que podem fazer sua própria rotina.

Você se enquadra em um desses casos? Se o seu sonho é trabalhar em casa, precisará entender se a sua atividade permite essa flexibilidade. Caso não permita, não desanime, você pode tentar migrar para um dos casos que citamos. Afinal, nunca é tarde para fazer mudanças na vida e na carreira.

home office dicas

Trabalhar com a vista para o jardim de casa é uma das vantagens do home office. Ideia via loiane.com


2. Você tem perfil para trabalhar em casa?

Uma pergunta bastante crucial, pois nem todos têm perfil para trabalhar em casa. É muito comum encontrarmos profissionais que não deram certo ao instalar um escritório em casa simplesmente porque não tinham disciplina para se autocontrolar, e, com a ilusão de não ter um chefe no seu pé ou um expediente para cumprir, não cumpriam suas obrigações da forma como deveriam.

home office dicas

Resistir ao sofá e TV da sala é condição para se trabalhar em casa. Imagem via blog.fernandaferraro


As dicas para home office aqui são simples, mas muito importantes: organize uma lista de tarefas a fazer naquele dia e coloque como meta cumpri-las, você é seu próprio gestor, então aproveite para desenvolver sua própria liderança; não permita que as obrigações domésticas atrapalhem seu dia, o fato de você estar perto pode ser útil, mas deixe claro às pessoas à sua volta que você está trabalhando; e lembre-se de reservar um local adequado para trabalhar, pois, por mais que seja sua casa, fazer suas tarefas deitado no sofá ou na cama não é uma boa ideia.

3. Separe um espaço para seu trabalho

Atrelado à dica anterior, o espaço para se trabalhar é essencial. O home office só funciona se você reproduzir em sua casa um espaço adequado como se fosse seu escritório fora de casa. Ao sentar para trabalhar, precisa, de fato, parecer que você mudou de um ambiente caseiro para um profissional, senão será bem fácil de desviar a atenção ou cair na tentação de “ir até ali no sofá dar uma descansadinha”. Assim, capriche no visual, crie uma decoração bacana que te agrade, faça de seu espaço um local agradável.

dicas home office

Até embaixo da escada é um local para se montar um escritório. Ideia via thenewdaily.com.au


4. Garanta todos os seus recursos

Quando estamos em uma empresa, é bem simples ter acesso a todos os recursos de que precisamos para fazer o nosso trabalho. Em casa, isso pode ser um problema. Evite de deixar faltar qualquer coisa para realizar seu trabalho, de modo que você não precise ficar saindo a toda hora para pegar ou comprar alguma coisa. Pois, como você está em casa e não “preso” em um ambiente de trabalho, é muito fácil ficar saindo por qualquer coisa e acabar prejudicando sua produtividade.

trabalhar em casa

Imagem via 2dayconsultoria.com.br


E você, já tentou trabalhar ou trabalha em casa atualmente? Quais são as suas dicas para home office? Compartilhe sua opinião com a gente aqui embaixo nos comentários e vamos trocar ideias!
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros