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Dicas para caminhada

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O calor chegou para ficar! E junto com ele vem o horário de verão, que faz a graça de esticar nossos lindos dias de sol. Para quem curte natureza, isso é um verdadeiro presente, pois podemos aproveitar o dia por mais tempo e fazer uma série de atividades que não são tão legais de serem feitas durante a noite. Caminhar é uma delas.

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Grande paixão do pessoal aqui do interior de SP, a caminhada é a atividade preferida para ser realizada durante o verão. Quem conhece a nossa região, sabe o quanto é comum vermos aquelas bonitas cenas de final de tarde em que muitas pessoas saem de suas casas e de seus trabalhos para caminhar admirando a natureza. Afinal, espaço para isso não falta por aqui.

E pensando nos adeptos da boa saúde e nos apaixonados por natureza, hoje vamos dar algumas dicas para caminhada aqui no blog. Afinal, se você pensa que basta colocar o tênis no pé e sair andando por aí, cuidado, sua saúde pode ser comprometida com isso. Mas, é tudo muito simples, é só seguir algumas dicas. Veja:

1. Já pediu dicas para caminhada ao seu médico?

Esta pode parecer uma pergunta estranha, mas é bem necessária. A caminhada é sempre vista como uma atividade comum, simples de ser feita, que não precisa de acompanhamento profissional. Mas, esse é um engano. Como qualquer atividade física, trata-se de um esforço que precisa ser feito corretamente para não causar problemas à saúde. Principalmente se você nunca caminhou ou não tem o hábito de caminhar regularmente, ou, então, faz isso apenas no verão, consultar um médico é essencial!

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Assim, fazer uma visita ao cardiologista para dar uma olhada em como está o coração é bem-vindo. Conte a ele que você quer voltar ou começar a fazer exercícios físicos, fale sobre a caminhada, e ele poderá lhe pedir alguns exames para checar se está tudo bem, como um teste de esteira e ecocardiograma. O bom é que esses exames não precisam ser feitos sempre, então, checando tudo certinho e seguindo as orientações do médico, raramente você terá de fazê-los de novo.

2. Prepare-se!

Sim, a caminhada precisa de preparo. Essa, talvez, seja a mais importante das dicas para caminhada, justamente por ser a mais esquecida e ignorada pelo pessoal. Como dissemos, não basta colocar o tênis no pé e sair andando, é preciso cuidado. E o primeiro deles é com seu corpo. Comece devagar, apenas andando numa boa, durante alguns minutos, para que seu corpo vá esquentando e seus músculos sejam irrigados com sangue munido de oxigênio.

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Depois disso, você pode aumentar o ritmo. Mas, respeite seus limites. Lembre-se que seu fôlego tende a aumentar com o tempo e que você não precisa começar já correndo uma maratona. Além disso, fique atento à roupa que você utilizará. Prefira roupas leves e curtas, que te deixem transpirar sem dificuldade e não prendam seus braços ou joelhos, pois eles precisam ficar livres e em movimento. Seu calçado, aliás, também precisa ser leve e de modo que seus pés consigam transpirar. Ah, e não faça alongamentos muitos intensos no começo. Sobre isso, falamos mais na dica a seguir.

3. Mantenha o ritmo

Sim, o tão lembrado alongamento não deve ser muito forte antes de iniciar a caminhada, para que seus músculos não corram o risco de distender. Prefira um alongamento básico e bem leve, comece fazendo um aquecimento, como já falamos, e depois de terminar faça um alongamento mais caprichado que envolva os membros superiores e inferiores. Durante a caminhada também é importante se hidratar. Por isso, leve sua garrafinha de água e tome pequenos goles regularmente.

Além disso, uma das mais usadas dicas para caminhada é trabalhar no ritmo intervalado, que alterna passos mais rápidos com os mais leves. Isso significa que você pode fazer exercício caminhando por um período mais rápido, depois recuperar em um ritmo mais lento e, então, voltar a acelerar. Assim, você ganha fôlego e vai mais longe!

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Porém, mesmo com tudo isso, fique atento. As melhores pessoas para lhe dar dicas para caminhada são os profissionais capacitados, como os educadores físicos. Se você nunca frequentou uma academia, não tem o hábito de caminhar regularmente ou, então, não faz exercícios físicos e quer começar, não deixe de procurar os profissionais certos. Converse com seu médico, vá a uma academia e bata um papo com o profissional de educação física. Acredite, fará toda diferença em sua saúde!

E você, conhece mais dicas para caminhada que não listamos neste post? Então, compartilhe com a gente aqui embaixo nos comentários e vamos trocar ideias.
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