Pousada da Cachoeira
Equilíbrio

Sorrindo à toa: dicas simples para ser mais feliz

  1. Home
  2. Sorrindo à toa: dicas simples para ser mais feliz
Faça uma cotação
Salvar
“Estou feliz da vida!” – qual foi a última vez em que você disse essa frase? A felicidade plena, que tanto pregam por aí e que muitos desejam alcançar um dia, chega a ser um mito, parece algo distante, possível apenas no futuro. Mas, a verdade é que ela pode estar mais perto do que imaginamos, e de forma inusitada: nas coisas mais simples da vida! Para provar que isso é verdade e que “ser feliz” é algo possível a todos nós neste exato momento, reunimos alguns estudos que mostram a própria ciência comprovando esse fato.

dicas para ser mais feliz

Começando por uma pesquisa realizada em 2013 nos Estados Unidos, pelas universidades da Califórnia e da Carolina do Norte, que comprovou os efeitos positivos causados pelos níveis de felicidade sobre nossos genes e saúde. Além disso, essa pesquisa não só mostrou que ser feliz faz bem, como também demonstrou que apenas um terço da nossa facilidade de ser feliz é determinada pela genética. Ou seja, ser feliz depende, em grande parte, da gente!

A pesquisa citada acima foi publicada pela revista Go Outside de fevereiro, e junto com ela foram divulgados vários outros estudos científicos que reunimos e coletamos para trazer as principais dicas de como ser mais feliz. Mas, a comprovação é daquilo que já sabemos e falamos aqui no Blog: ser feliz depende de uma combinação entre exercícios físicos, boa nutrição e atividades perto da natureza. Olha só:

1. Acorde cedo

dicas para ser mais feliz


Dormir de 7 a 8 horas por noite é o ideal a qualquer adulto, para evitar complicações no futuro e garantir um bom desempenho durante o dia em tudo que fazemos. Mas, nada de dormir até mais tarde! Pois, passar mais horas acordado durante o dia aumenta nosso níveis de vitamina D, a mesma que o corpo produz como reação à luz do sol.

2. Transforme todo dia em final de semana

Que o final de semana faz bem, todos já sabemos. A ideia aqui é experimentar aquele bem-estar do sábado e do domingo durante a semana. Esse bem-estar vem da liberdade de escolha, de poder fazer o que quisermos. Então, por que não permitirmos isso um pouquinho por dia? Pode ser tirar a hora do almoço para fazer algo diferente, fazer um passeio novo a cada noite, reunir os amigos depois do trabalho... Experimente!

dicas para felicidade


3. Desconecte-se!

Estudos mostram que passar horas conectadas ao Facebook nos gera sentimentos de inveja e diminuição da sensação de bem-estar. Além disso, a concentração por muito tempo em telas não faz bem ao nosso corpo, que está parado, e nem aos nossos olhos. Que tal desconectar só um pouquinho e ir curtir a vida lá fora?

4. Viaje, viaje e viaje!

Olha só que legal: um estudo com 1.530 pessoas em férias descobriu que elas tiveram um pico de felicidade oito semanas antes de suas viagens, por conta da experiência positiva. Pois é, planejar uma viagem faz muito bem e é mais uma razão para sermos mais felizes!

dicas para ser feliz


5. Fazer exercício físico acompanhado é mais fácil

Sim, a boa companhia facilita a nos encorajar a colocar o tênis no pé e sair por aí. Pode ser uma caminhada ao lado de quem amamos, um amigo para pedalar conosco no parque ou até convidar o irmão para fazer academia junto. O que vale é não estar sozinho!


A felicidade plena é um mito?


Queremos finalizar falando um pouco sobre o mito da felicidade plena, que, geralmente, ronda a cabeça das mulheres. O site M de Mulher, da Abril, publicou recentemente a teoria do livro “Os Mitos da Felicidade”, da psicóloga russa Sonja Lyubomirsky, professora da Universidade da Califórnia, que derruba algumas verdades absolutas que podem causar ansiedade quando alguém as busca ao longo da vida.

mitos da felicidade

 

Atenção, mulheres! Especialmente para vocês. Esqueçam os ideais perfeitos de:

1. Ser feliz para sempre com um príncipe encantado.
2. Casamento é para vida toda.
3. O trabalho perfeito existe e devemos encontrá-lo.
4. Ser rica acaba com todos os meus problemas.
5. Ser mãe só traz felicidades.

 

 

E você, também já descobriu ao longo da vida que a felicidade depende de alguns fatores? Concorda que a felicidade plena é possível? Compartilhe suas ideias e experiências conosco aqui embaixo nos comentários e vamos conversar! ;)
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros