Pousada da Cachoeira
Equilíbrio

Diversão na terceira idade: sempre podemos mais

  1. Home
  2. Diversão na terceira idade: sempre podemos mais
Faça uma cotação
Salvar
A terceira idade é uma fase de vida realmente especial. É o momento em que as pessoas desfrutam de tudo aquilo que foi construído ao longo de sua história, e, melhor ainda, podem ver as pessoas de sua família construírem, agora, as suas próprias histórias. Claro que tantos momentos especiais também envolvem diversão e lazer, que precisam ser inesquecíveis.

diversão na terceira idade

Afinal, pessoas que já viveram e construíram tantas coisas merecem se divertir pra valer e aproveitar mais seu tempo, além de se preocupar bem menos. Por isso, hoje vamos dar dicas aos nossos queridos amigos da terceira idade sobre como inovar em seu lazer e aproveitar ao máximo todo o tempo livre. Olha só:

1. Faça coisas que você nunca fez até hoje

diversão na terceira idade

Já pensou em praticar algum esporte? Já fez atividades de aventura? Conhece algum país além do Brasil? Pense em uma atividade que você nunca fez, mesmo na juventude, e comece a viabilizar como seria possível realizá-la. Esse é o momento de experimentar tudo aquilo que você sempre teve vontade de fazer, mas, por algum motivo, não conseguiu, seja por falta de tempo, dinheiro ou disponibilidade.

Além de realizar sonhos, atender a desejos antigos e experimentar um sentimento de satisfação incrível, você ainda vai sentir aquela sensação sempre bem-vinda de inovação. Pois, fazer coisas diferentes nos faz ter novas emoções, conhecer mais pessoas e desbravar lugares nunca antes visitados.

diversão na terceira idade

Moacir de Carvalho, da cidade de Socorro (SP), praticando tirolesa com seu neto


Esse é o caso de Moacir de Carvalho, da cidade de Socorro (SP), que conta como consegue aproveitar, nesta fase de sua vida, várias atividades. "Quando jovens, a busca pela felicidade é sempre espinhosa e incerta, pois existem os desafios da vida, emprego, casamento, moradia... Hoje, com 72 anos, faço semanalmente aulas de natação, de ginástica isométrica e de dança aeróbica", conta.

Mantendo esse ritmo de vida ativo, Moacir consegue ter energia para fazer muitas outras coisas. "Mantendo minha saúde e porte físico, posso usufruir de passeios, viagens, brincar com meus netos correndo e jogando bola, tenho disposição para visitar museus, fazer esportes radicais, cuidar da jardinagem, etc.", revela. Por isso, nada de ficar parado! Use sua criatividade e vá em frente!

diversão terceira idade

Moacir praticando RPM na Academia Equipe Sette, na cidade de Socorro (SP)


2. Aproveite as oportunidades simples ao seu alcance

Muitos podem dizer que, por falta de dinheiro ou disposição, nem sempre é possível fazer atividades tão inovadoras quanto as citadas no tópico anterior. Às vezes, esportes de aventura e viagens não cabem no orçamento de todos. Por isso, é possível aproveitar também as oportunidades simples do dia a dia.

Por exemplo, você já procurou saber se em seu bairro existe alguma associação? O envolvimento nas necessidades da comunidade pode ser uma ótima forma de dedicar tempo e ajudar as pessoas que estão perto de você. Além disso, a participação em programas sem custo também são uma boa ideia, como cursos de artesanato, música ou pintura que são concedidos gratuitamente por instituições municipais, além de passeios e atividades físicas que são organizadas pela Prefeitura em locais públicos voltados especificamente à terceira idade.

diversão terceira idade


Será que sua cidade não possui iniciativas gratuitas para a terceira idade? Nesta foto, um exemplo muito bacana do JornaldeSaoDomingos.Blogspot.com


Fora isso, ainda temos as opções que a cidade disponibiliza não apenas aos idosos, mas à população como um todo, e que, geralmente, não são bem aproveitadas. Exemplos disso são as atividades culturais em teatros, museus e centros culturais, por meio de eventos, simpósios e saraus. Além de socializar, essas atividades também representam um importante exercício de cidadania e cultura.

3. Use o tempo livre a seu favor


lazer terceira idade


Sabe aquelas tarefas que nós nunca fazemos sempre com o argumento de que nos falta tempo? Pois é, essa é uma vantagem do pessoal da terceira idade, que pode usar seu tempo livre para fazer tudo aquilo que os demais não podem (ou não querem) fazer. Os projetos sociais e voluntários são um bom exemplo disso. Muitas ONGs e instituições que realizam um trabalho super importante para a sociedade carecem de ajuda.

E não se trata de ajuda financeira apenas, mas, sobretudo, da ajuda de pessoas bem dispostas a colaborar com necessidades do dia a dia, como ajudar num conserto, numa pintura, na cozinha ou simplesmente fazer uma visita e entreter os idosos, as crianças ou as pessoas com alguma deficiência de uma entidade. Poder dedicar seu tempo para fazer o bem ao próximo por vontade e carinho próprios nos traz um bem incomparável.

Como defende Moacir, não existe desculpa, o negócio é fazer dessa fase da vida algo único! "Para inovar no lazer é preciso, em primeiro lugar, querer e ter disposição para fazer as coisas! Ler revistas e jornais e assistir a telejornais para, em reuniões familiares, com amigos ou grupos em viagens, saber participar ativamente e não sentir-se excluído. Lembrando que, principalmente em excursões, temos momentos lúdicos, brincadeiras, convivência e muito aprendizado cultural. Até mesmo para pessoas com mobilidades reduzidas existem muitas opções, para não ser uma desculpa", incentiva.

lazer terceira idade

Moacir e sua família em viagem a Roma


E você, o que costuma fazer para inovar seu lazer e não cair na mesmice? Qual a sua opinião sobre o lazer na terceira idade? Deixe seu comentário aqui embaixo pra gente e vamos trocar experiências!

 

> Você também pode gostar de: como viver com mais prazer na terceira idade.
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros