Pousada da Cachoeira
Equilíbrio

Economia de água no verão é possível!

  1. Home
  2. Economia de água no verão é possível!
Faça uma cotação
Salvar
Que o calor está demais, todo mundo já sabe! As altas temperaturas acompanhadas da falta de chuva têm deixado os dias dos brasileiros bastante difíceis. O problema, porém, não está somente na dificuldade de suportar o clima quente, mas também na falta de água que começa a prejudicar algumas cidades do país. Muitas, inclusive, já declararam a necessidade de racionamento. Mas, será que é possível fazer algo para melhorar essa situação?

economia de água
Às vezes, parece que essa pergunta não tem uma resposta que se aplique ao nosso dia a dia. Com o verão intenso, todos gastamos mais água, seja para beber, seja para atividades diárias (banhos mais demorados, por exemplo). Junte isso ao fato de que estamos há dias sem uma boa chuva capaz de repor, de fato, os reservatórios de água e refrescar o clima. Assim, surge o problema da falta de água.

Contudo, mesmo que pareça difícil fazer algo para mudar esse quadro, saiba que é possível, por meio de pequenas atitudes no dia a dia, fazer a sua parte e ajudar o meio ambiente. Não percebemos, mas gastamos muita água em coisas insignificantes. Por exemplo, de acordo com informações do site do CEASA do Espírito Santo, uma torneira gotejando gasta 46 litros de água por dia, e uma torneira com abertura de 12 mm gasta 33.934 litros de água por dia. Impressionante, não?

falta de águaLavar calçadas e pátios pode ser uma forma grave de desperdício de água


Agora, se uma torneira é capaz de gastar tudo isso, imagine o que um longo banho de mais de 10 minutos não é capaz de fazer. Por isso, mudanças simples em nossos costumes diários podem fazer toda a diferença, como um banho rápido (inclusive, ensaboando-se com o chuveiro desligado); fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lava a louça; nem pensar em lavar calçadas e quintais com a mangueira; dentre outros hábitos que economizam muitos litros de água.

desperdício de águaFechar a torneira enquanto se ensaboa a louça é uma forma simples de economizar água


Dessa forma, com cada um fazendo um pouco dentro de sua própria casa, não vamos sofrer com a falta de água até que a chuva venha de vez! E, para nos conscientizarmos mais ainda sobre a necessidade de economizar água nesse verão, dá uma olhada na quantidade de água que podemos poupar com as atividades dentro de casa:

Lavando a louça
Economia que pode ser obtida: 97 litros

Tomando Banho
Economia que pode ser obtida: 160 litros

Lavando a calçada
Economia que pode ser obtida: 250 litros

Utilizando o vaso sanitário
Economia que pode ser obtida: 14 litros

Lavando o carro
Economia que pode ser obtida: 520 litros

Escovando os dentes
Economia que pode ser obtida: 24 litros

Total de economia: 1065 litros de água.

(Estimativas segundo CEASA – ES.)

 

E você, o que costuma fazer para economizar água em sua casa? Deixe sua dica pra gente aqui embaixo nos comentários e vamos trocar ideias.
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros