Pousada da Cachoeira
Equilíbrio

Envelhecer é natural, aceitar a velhice é opcional

  1. Home
  2. Envelhecer é natural, aceitar a velhice é opcional
Faça uma cotação
Salvar
O tempo passa para todos, isso é inevitável. O que faz a diferença na vida de cada um é como lidamos com as mudanças trazidas pela terceira idade. Se você já visitou a Pousada da Cachoeira, sabe que recebemos muitos idosos em nossas hospedagens, o que é um prazer enorme pra gente. E, por isso, pensando nesse pessoal, é que vamos falar neste post sobre como encarar o envelhecimento de forma inusitada.

idoso lazer

E, falando sobre encarar o envelhecimento, uma das maiores mudanças que o pessoal dessa fase vivencia está no corpo. Esse é o sinal mais visível de que o tempo está passando, pois os músculos, os ossos e a visão já não são mais os mesmos. Por exemplo, a partir dos 40 anos perdemos em torno de 5% da massa óssea a cada 10 anos. Já no caso dos músculos, essa porcentagem é de 3% a cada década, por conta de menos hormônios e células produzidas.

Por isso, é tão importante cuidar do corpo físico de forma preventiva. Não esperar certos problemas aparecerem para buscar melhorias, como a osteoporose ou artrose, mas sim se cuidar desde cedo para já envelhecer com saúde. Além disso, não é apenas o corpo físico que merece atenção, mas a mente e o coração também.

idosos exercícios físicos

É possível adequar os exercícios físicos aos idosos, basta procurar as opções certas


Nesse sentido, falamos do emocional de quem chega à terceira idade, muitas vezes sem a companhia de grande parte da família, com cada membro familiar seguindo seu próprio rumo, e enxergando limitações no convívio pessoal, sem entender como pode aproveitar a vida social e o lazer dentro dessa nova realidade. Assim, abrir a mente a novas possibilidades é muito importante para afastar problemas como depressão ou isolamento social.

Então, enumeramos algumas ideias que podem ajudar a dar uma nova perspectiva à terceira idade. Elas podem parecer inusitadas demais num primeiro momento, mas valem a pena.

Dançar, dançar e dançar!

dança para idosos

Dança para idosos! Exemplo via valinhos.sp.gov.br


Quem disse que os ritmos da dança são apenas para os mais jovens? A dança é uma atividade super recomendada ao pessoal da terceira idade, porque estimula os músculos, é um exercício aeróbico, treina coordenação motora e o mais importante: diverte! Com esse bem-estar para o corpo e a mente, é muito comum que escolas de dança tenham grupos especiais para terceira idade, onde se pode praticar em casal, com amigos e em diversos ritmos.

Teatro para se libertar!

teatro para idosos

Teatro para idosos! Inspiração via oficinadeatores.com.br


Essa é uma ideia que quase não passa pela mente dos idosos, mas que deveria ser mais aderida. Afinal, o teatro é uma ótima atividade para socialização, que treina a mente e a expressão corporal, ajudando a pessoa a se conhecer melhor, lidar melhor com suas emoções e se comunicar com mais facilidade. Na terceira idade, é um ótimo meio de fazer novos amigos e trabalhar o emocional, além de, assim como a dança, ser muito divertido.

Esportes de aventura para radicalizar!

esportes de aventura para idosos

Esportes de aventura para idosos também é possível! Exemplo via enfermeiraneila.blogspot.com


A palavra “aventura” também pode fazer parte do vocabulário do idoso, os mais sacudidos podem aproveitar o tempo livre para estar mais perto da natureza, seja no céu, na terra ou no mar. As opções são muitas, sempre respeitando, claro, as limitações físicas de cada pessoa. Mas, atualmente as empresas especializadas em esportes de aventura, principalmente aqui no interior de SP, sabem lidar com as necessidades específicas de cada um tranquilamente e dando a possibilidade aos idosos de também curtir os esportes de aventura.

 

E aí, qual dessas atividades você tem vontade de experimentar ou que já conhece? Ou, então, quais são suas ideias além dessas? Tem outra sugestão? Compartilhe com a gente aqui embaixo nos comentários e vamos trocar experiências!
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros