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Espante a dor no corpo com pouco esforço

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Você está trabalhando em seu computador e, de repente, sente aquela fisgada no pulso da mão direita que segura o mouse; ou, então, sente aquela dorzinha chata que volta a cada trinta minutos na lombar, logo no começo das costas - se a situação é familiar em seu dia a dia, relaxe, você não é o único, pois essa é a realidade da maioria. Mas, não relaxe tanto a ponto de não fazer nada, pois isso pode ser evitado com pequenos esforços.

Afinal, muitos não sabem (e os que sabem, não levam muito a sério), mas essas dores chatas que nos incomodam no trabalho e nas atividades cotidianas podem ser evitadas facilmente com pequenos exercícios físicos. Você não precisa ser um atleta para não conviver com aquela tensão nos ombros ou dor no pescoço, apenas deve fazer leves exercícios e viver tranquilamente sem incômodos.

exercício laboral dor no corpo

Infelizmente, grande parte da população não se conscientiza disso. A Organização Mundial de Saúde (OMS), por exemplo, afirma que cerca de 30% da população mundial sofre com alguma dor crônica. São aquelas dores que sempre estão conosco, e que nós, erroneamente, ignoramos por achar que “não é nada”. Muitas empresas, por conta disso, até adotam em seus escritórios os famosos “laborais”, para incentivar seus funcionários a se preservarem.

Esses momentos de laboral são intervalos curtos que fazem as pessoas pararem, levantarem-se de sua mesa de trabalho e simplesmente realizar um alongamento básico para mãos, braços ombros, pescoço e até pernas. São movimentos leves sustentados por cerca de 30 segundos em casa posição que livram o corpo da tensão e do fatigamento causados pelos movimentos repetitivos que fazemos diariamente, sobretudo em frente ao computador.

Abaixo, você vê dois exemplos de alongamento que são dicas da Revista Viva Saúde. Eles não ocupam nem 15 minutos do seu dia e podem ser feitos aí no seu local de trabalho mesmo, ou até em casa:

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Fonte: Revista Viva Saúde. Foto: Fabio Mangabeira.


Alívio para a dor de cabeça e ombros

Em pé, rotacione os ombros, girando-os para trás, de modo que apenas ombros e braços se mexam e o tronco permaneça estável, por 60 segundos. Depois faça o movimento inverso, girando os ombros para a frente, pelo mesmo período de tempo.

 

dor no corpo exercício laboral


Fonte: Revista Viva Saúde. Foto: Fabio Mangabeira.


Reduza o incômodo no joelho

Em pé, apoie as duas mãos na parede, mantenha os pés paralelos, pernas afastadas. Então, leve uma das pernas atrás da outra e flexione o joelho que está à atrás. O outro joelho deve permanecer estendido atrás. Ambos os pés devem estar totalmente apoiados no solo e com as pontas voltadas para a frente. Segure por 60 segundos e repita com a outra perna.

 

É claro que esse tipo de alongamento pode lhe ajudar no dia a dia para evitar lesões mais sérias, como a famosa tendinite, causada pelos movimentos repetitivos ao manusear o mouse. Mas, a prática diária de exercícios é sempre bem-vinda, como a caminhada, natação, ginástica, musculação, entre outros.

Aliás, você já experimentou a sensação de fazer exercícios ao ar livre? O pessoal que se hospeda aqui com a gente não vê a hora de fugir pro interior de SP no final de semana e aproveitar para fazer uma caminhada ou um alongamento ao ar livre respirando ar puro e curtindo a luz do sol, o que é totalmente diferente de fazer exercício apenas fechado na academia.

Experimente você também fazer uma pausa para cuidar de seu corpo. Ouça o que ele está lhe dizendo com essas pequenas dores e se livre delas fazendo pequenos esforços!

Ah, e se você quiser conferir o post completo da Revista Viva Saúde com mais dicas de posições de alongamento, pode ler a matéria completa no site do UOL. ;)
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