Pousada da Cachoeira
Equilíbrio

Gentileza gera gentileza

  1. Home
  2. Gentileza gera gentileza
Faça uma cotação
Salvar
Gentileza gera gentileza” - essa frase é bastante conhecida entre todos e fala sobre a máxima de que, ao sermos gentis com as pessoas ao nosso redor, teremos grandes chances de termos essa gentileza retribuída. A ideia foi criada pelo profeta Gentileza, famoso personagem carioca da vida real, que morreu em 1996 e ficou famoso por criar painéis pelo cenário urbano com mensagens como essa.

gentileza gera gentileza

Mas, será que somos capazes de colocar essa máxima em prática em nosso dia a dia? Parece difícil, principalmente quando ficamos estressados pelo trânsito ou perturbados pela quantidade de compromissos. Porém, deveríamos levar isso mais a sério. A psicóloga Barbara Fredrickson, professora da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, não é o profeta Gentileza e nem pintava os espaços urbanos, mas também defendeu essa verdade.

profeta gentileza

Você se lembra do Profeta Gentileza? :)


Em seu estudo, publicado na revista Psychological Science e citado em matéria no site da Revista Época, a profissional procura provar que as emoções afetam nossa saúde física e mental. Por meio de pesquisas com grupos de pessoas reais, levantou questões como o fatodas emoções afetarem o nervo vago, que é responsável pela inervação de diversos órgãos, como o coração, o estômago, o pulmão, o intestino delgado, entre outros. Também é por meio dele que o cérebro é informado sobre o estado das vísceras.

gentilezaQual foi seu último gesto de gentileza, hein?  ;)


Pois é, parece que nosso estado de espírito realmente afeta nossa saúde e nossas relações humanas diariamente. Então, para lhe incentivar a manter um estilo de vida mais saudável e feliz, elencamos algumas práticas simples que podem lhe trazer grandes benefícios. E o principal: muita felicidade combinada com saúde. Veja só:

1. A oração


oraçãoQual é o seu lugar preferido para orar?


Para todos aqueles que têm fé, crendo na existência de Deus ou de uma força maior, orar é um exercício diário simplesmente revitalizador. Quando erguemos nosso pensamento pedindo bênçãos e acreditando que nosso dia será bom, podermos ter a certeza de que os acontecimentos ao nosso redor colaborarão para isso. Não apenas porque a sua fé funcionará, mas sobretudo porque você acreditará nisso, o que faz toda diferença.

2. O carinho

carinho pessoa amada

Quem é a pessoa que te faz o melhor carinho?  ^^


Não é apenas da espiritualidade que o ser humano alimenta sua alma. Apesar desta ser crucial e fazer falta ao homem, nós também precisamos do contato físico, da demonstração de amor por meio do toque. Por isso, ter o carinho presente em nossa rotina nos faz muito bem. Quando recebemos um abraço, um beijo ou um toque amável nos sentimos queridos, e isso causa uma sensação de bem-estar capaz de fazer nosso dia começar e terminar bem.

3. O pensamento

A velha história de que pensamento positivo faz as coisas darem certo não está ultrapassada. Você duvida desse clichê? Pois, te desafiamos a colocar esse ato em prática todos os dias. É simples: acha que algo tem grandes chances de dar errado? Ouviu falas de desânimo e descrença de várias pessoas? Então, pense positivamente! Repita para si próprio o quanto aquilo que você quer fazer vai dar certo e faça por merecer. Depois você nos conta qual foi o resultado.

4. O local

De que adianta a oração, o carinho e o pensamento positivo se você convive em locais que não lhe favorecem? Ora, o espaço por onde passamos nos afeta diretamente. Pode ser pela luz, pelas pessoas que estão ali, pelo estilo da decoração... Se não nos sentirmos bem naquele ambiente, todo nosso esforço para gerar gentileza pode ser em vão. É claro que não ficamos apenas em lugares agradáveis, e sempre é necessário enfrentar alguns espaços passageiros, mas fique atento a onde você passa a maior parte do seu dia,e, sentindo necessidade (se puder), transforme-o!

gentileza gera gentileza


E você, quais são as suas dicas para manter a espiritualidade? Você tem ritos especiais? Compartilhe aqui embaixo nos comentários com a gente! Vamos adorar conhecer as suas práticas e trocar experiências, sejam elas quais forem.
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros