Pousada da Cachoeira
Equilíbrio

Lazer na terceira idade: viva com mais prazer!

  1. Home
  2. Lazer na terceira idade: viva com mais prazer!
Faça uma cotação
Salvar
A tradicional imagem que se tem da terceira idade, geralmente, é de pessoas com tempo ocioso, que se dedicam a atividades simples, como assistir televisão e fazer tricô. Muitas vezes, por falta de opções ou de conhecimento, esse pessoal que já trabalhou bastante e construiu muita coisa ao longo da vida e pode se permitir descansar sem preocupação, acaba não aproveitando, de fato, o prazer que esse tempo livre pode proporcionar.

lazer terceira idade

Segundo informações do site da instituição do terceiro setor Legião da Boa Vontade, a LBV, de Bom Retiro (SP), apenas 26% do dia dos idosos é dedicado a atividades de lazer, com pouca contribuição para a melhoria da saúde. A constatação foi apontada por um estudo realizado por estudantes de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mostrando que na terceira idade o tempo livre é grande, porém mal aproveitado.

Isso comprova que ter tempo de sobra, pelo fato de não precisar mais se preocupar com trabalho, filhos e casa, não significa ter tempo de lazer, o que justamente é o mais importante para esse pessoal. Saber como ocupar bem o dia, com boas atividades, é extremamente benéfico para a saúde dos idosos, sobretudo no aspecto emocional, afastando problemas como depressão e isolamento, que são bastante comuns nessa idade.

lazer na terceira idade

Isolamento e falta de lazer não precisam ser uma realidade para o idoso.


Assim, ao se relacionar com outras pessoas, se sentir útil e ver que ainda é possível curtir a vida de várias maneiras, o idoso melhora seus relacionamentos interpessoais, sente-se ativo de corpo e mente e também traz ganhos como fortalecimento do sistema imunológico e do metabolismo cerebral, o que implica em se livrar de problemas físicos e mentais como esquecimento, perda de equilíbrio, fraca mobilidade ou raciocínio lento.

Ou seja, os velhinhos só têm a ganhar mantendo uma vida ativa. Pode ser que seja difícil convencê-los a levar uma vida diferenciada, e os familiares ao redor possuem um importante papel nesse sentido. Se os pais ou avós já são abertos a esse tipo de vivência e estão acostumados a levar uma vida sem parar, tudo fica mais fácil, mas se eles ainda não têm esse costume e, talvez, não experimentaram esse benefício ao longo da vida, é preciso incentivar, encorajar e mostrar que romper essa barreira é apenas uma questão de força de vontade.

lazer na terceira idade

Dançar, tocar um instrumento, fazer exercício físico... Qual é a sua atividade preferida?


Afinal, depois de começar eles não vão mais querer parar! Nós vemos isso todos os dias aqui na Pousada da Cachoeira, pois recebemos muitos idosos e ouvimos várias histórias diferentes, do quanto viajar e conhecer novos lugares pode fazer bem para aproveitar o tempo livre nessa fase da vida. O contato com a natureza que proporcionamos em nosso espaço também ajuda, a água e ar puros, o verde das montanhas e a comida saudável colaboram para revitalizar o corpo e espírito dos idosos.

Além disso, temos opções de atividades que são ótimos passatempos para esse pessoal, como a pesca, o passeio a cavalo, a caminhada pelo campo e até a massagem. Vale lembrar que a viagem ao interior de SP é uma ótima para ser praticada aos finais de semana ou aos feriados, mas durante o dia a dia os idosos podem aproveitar oportunidades como dança de salão, participação em clubes e associações de sua cidade, atividades culturais e realização de cursos livres, como culinária, corte e costura ou música.


viagem terceira idade interior de sp


Lago para pesca aqui na Pousada da Cachoeira.


Dessa forma, viver na terceira idade é uma fase única e um momento valioso, em que se pode aproveitar todo o tempo livre da forma que sempre se quis, sem preocupações ou grandes responsabilidades. Por isso, viva com mais prazer de hoje em diante, faça de cada um de seus dias uma lembrança inesquecível! E se você ainda não chegou a essa fase, mas tem alguém nela aí por perto, incentive-o para que tenha uma vida ativa. Você verá que faz toda a diferença!
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros