Pousada da Cachoeira
Equilíbrio

Musicoterapia: o poder que vem dos sons

  1. Home
  2. Musicoterapia: o poder que vem dos sons
Faça uma cotação
Salvar
A música move a nossa vida! É impressionante como cada momento marcante possui sua própria trilha sonora. Tem a música que nos faz lembrar alguém amado, aquele som que nos lembra um dia especial, o barulho da família pela casa... Tudo isso nos acompanha e marca nossa audição, despertando emoções, sensações e sentimentos variados, sejam bons ou ruins. Não é à toa que a música já possui seu efeito terapêutico reconhecido.

musicoterapia

Hoje, é possível até tratar doenças por meio da música. Em adultos, a musicoterapia pode ser uma importante aliada contra doenças degenerativas devido à idade, como o Alzheimer, ou no combate à dependência de álcool e drogas. Nas crianças, a dificuldade de aprendizagem, de socialização e até casos de autismo podem ser melhorados com a música.

E por que tanto poder? Justamente por conta do efeito que os sons têm sobre nosso corpo e mente, despertando sentimentos e reações físicas e psicológicas. Em entrevista ao Portal UOL, a terapeuta Meca Vargas, coordenadora do curso “Antropomúsica”, diz que a vibração do som “desbloqueia o sistema nervoso, ativa o sistema glandular, leva ritmo ao sistema cardiopulmonar, libera tensões musculares e coloca em movimento o sistema metabólico-locomotor".

musicoterapia

Música é saúde! Fonte da imagem: mundoteo.com


É por isso que sentimos diferentes sensações de acordo com as músicas que ouvimos, pois, enquanto umas nos causam ansiedade e adrenalina, outras nos acalmam e incentivam a refletir. Tal efeito dos sons sobre o ser humano não é algo novo, mas já reconhecido há muito tempo, desde a Segunda Guerra Mundial, quando médicos perceberam que a exposição de feridos de guerra à música clássica promovia uma cura mais rápida.

Nesse sentido, a musicoterapia pode ser utilizada por qualquer um de nós de forma preventiva ou curativa, ou seja, para se manter saudável e evitar problemas ou para curar algum mal, e os métodos são variados, podendo envolver o contato do paciente com algum instrumento musical ou simplesmente a exposição ao som do mesmo.

musicoterapia

Tratamento com música. Fonte da imagem: andoexperimentando.com.br


E, claro, não poderíamos deixar de falar sobre o poder que os sons da natureza têm sobre o ser humano, pois, além de se tratar do contato com o meio ambiente, são sons extremamente relaxantes, ideais para aliviar a tensão e o estresse do dia a dia.

Aqui na Pousada da Cachoeira, por exemplo, nossos hóspedes adoram deitar na rede e curtir uma tarde ouvindo apenas o som do vento nas árvores. Ou, ainda, acordar com o canto dos pássaros. Sem falar no som da água da cachoeira caindo sobre as pedras.

pousada da cachoeira


E você, qual som mais gosta de ouvir na natureza? Já experimentou o poder da música para lhe ajudar em algum momento de sua vida? Conta mais pra gente o que você pensa sobre musicoterapia aqui embaixo nos comentários e não deixe de vir curtir os sons da natureza conosco.

 

Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros