Pousada da Cachoeira
Equilíbrio

Por que a natureza faz bem à saúde

  1. Home
  2. Por que a natureza faz bem à saúde
Faça uma cotação
Salvar
Qual foi a última vez em que você teve contato com o verde da natureza? Quando foi sua última caminhada no campo em baixo da luz do sol sob o céu azul? Se você não se lembra quais foram suas experiências recentes com a natureza, ou sequer as teve, mas tem história de sobra pra contar sobre seu último contratempo no trânsito, cuidado! Pois você pode estar com a saúde em risco.

descanso no interior de SP


Isso porque passamos tempo demais longe da natureza, conforme apontam pesquisas inéditas. Em um estudo bianual realizado pelo IBOPE, foi constatado que em 2012 o brasileiro passou cerca de 5h30 por dia em frente à TV, além de um outro estudo, realizado pela agência de pesquisa de mercado InsideComm, mostrar que o brasileiro passa 2 horas por dia preso ao videogame, totalizando 49 bilhões de horas por ano.

Muita coisa, não é mesmo? Os institutos de pesquisa, certamente, não conseguem mapear com exatidão nossas horas dedicadas ao trabalho, mas provavelmente seria um número alarmante. Ora, quem de nós não tem ao menos um amigo workaholic?

workaholic descanso na natureza

Fonte: thesendpost.org

E quando o assunto é workaholic, ninguém melhor do que os japoneses para serem bons exemplos. Lá, eles inventaram o shinrin-yoku (“banho de floresta”, em nosso idioma), que envolve, basicamente, passear pela floresta, tendo contato corporal com plantas nativas e inalando odores naturais, para buscar uma espécie de medicina preventiva contra o estresse comum dos viciados em trabalho. Aliás, não é para menos, pois o Japão é dono da terceira maior taxa de suicídios do mundo desenvolvido, atrás apenas da Coreia do Sul e da Hungria.

E é também do Japão que vem a comprovação científica sobre o bem causado pela natureza. Yoshifumi Miyazaki, antropólogo fisiologista e vice-diretor do Centro de Ciências Ambientais e de Saúde da Universidade de Chiba (Tóquio), constatou em seus estudos que os passeios na natureza derrubam em 12,4% as taxas de cortisol (hormônio do estresse), diminuem em 1,4% a pressão sanguínea e reduzem em 5,8% a frequência cardíaca. Ah, além de efeitos mais subjetivos, como melhorar o humor e afastar a ansiedade.

shinrin yoku

Fonte: mothertonguesblog.com

Porém, se você está lendo tudo isso e achando inviável trocar a deliciosa e agitada vida urbana para enfrentar insetos no meio do mato, pode tirar essa ideia da cabeça. Os passeios na natureza não exigem aventuras selvagens se você não as quiser, mas sim o simples contato com o meio ambiente. E sobre isso, nós, aqui da Pousada da Cachoeira, sabemos falar muito bem. Afinal, temos chalés rodeados de belas paisagens por todos os lados.

Além de ficar em contato com o que há de melhor na natureza, o pessoal que passa por aqui consegue se desligar do mundo corrido e acelerado, experimentando outro prazer de viver no interior de SP, prestando mais atenção a si mesmo e aos sinais de seu próprio corpo. Sem falar no clima do interior, para aproximar famílias, amigos e casais.

interior de SP Pousada da Cachoeira

No interior de SP: vista dos chalés da Pousada da Cachoeira

E esse é nosso convite pra você hoje: desligar-se da vida urbana por um momento e sentir na pele os benefícios trazidos pelo contato com a natureza. Quer uma inspiração? Então, dá uma olhada em nossas paisagens e nos conte: o que você mais gosta na natureza? Deixe seu comentário!
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros