Pousada da Cachoeira
Equilíbrio

Por que não comer carne: estilo de vida vegetariano

  1. Home
  2. Por que não comer carne: estilo de vida vegetariano
Faça uma cotação
Salvar
Você come carne todos os dias? Pare por um momento e reflita sobre a quantidade de carne que comemos em nossas refeições. Algumas pessoas são incapazes de ficar sem um pedaço de bife ou um delicioso assado no almoço, porém nem sempre o nosso prato precisa disso para ser saudável e gostoso. Apesar de ser raro, existe o estilo de vida vegetariano, que vive muito bem sem nenhum tipo de derivado animal no dia a dia. Mas, afinal, por que não comer carne?

por que não comer carne
A resposta para essa pergunta é mais abrangente do que imaginamos, não é à toa que chamamos essa escolha de “estilo de vida”, pois é algo que vai além apenas da alimentação. Geralmente, os vegetarianos decidem excluir os animais de seu cardápio porque entendem que para essa comida chegar até a sua mesa são gerados diversos impactos no meio ambiente. Ou seja, na cadeia de produção para disponibilizar carne às pessoas, muitos acabam sofrendo.

Um deles são os próprios animais, que são submetidos a sérias agressões para produzir cada vez mais alimento. Nesse caso, não se trata apenas de carne, mas também do leite ou dos ovos que precisam ser vendidos em grandes quantidades. Além dos animais, os processos de produção de alguns alimentos envolvem exploração irresponsável da natureza e das próprias pessoas que trabalham com isso.

por que ser vegetariano
Todas essas questões motivam uma pessoa a tomar a decisão de não comer mais carne. É o caso da administradora de empresas Naiara Nogueira, de 23 anos, que deixou de comer derivados de animais há 2 anos. Segundo ela, uma série de fatores a motivaram a fazer essa escolha.

por que não comer carne

"Durante a faculdade, comecei a ter contato com o vegetarianismo e com algumas pessoas vegetarianas. Estudei sobre direito dos animais, assisti documentários sobre o tema, estudei agroecologia e agricultura familiar. Além disso, alguns familiares faleceram de câncer, o que me fez refletir sobre saúde e hábitos alimentares", conta Naiara.

 

 

 

 
A vegetariana Naiara Nogueira

Dessa forma, os vegetarianos possuem várias razões para seu estilo de vida, que, inclusive, ultrapassam o comer e beber. Naiara explica que o vegetariano pensa até nas roupas que utiliza. "O vegetariano, além de não comer carne, também não faz ingestão de leite, ovo, queijo e mel, e não utiliza materiais provenientes de origem animal, como roupas de couro ou seda", detalha.

por que ser vegetariano

Você sabia que é preciso sacrificar o bicho-da-seda para produzir roupas com esse tecido?


Contudo, a vida do vegetariano também é cercada por desafios e preconceitos, seja pela dificuldade das pessoas aceitarem e compreenderem as escolhas de não comer derivados de animais, ou por encontrar poucas opções de alimentos no mercado. "Ir ao supermercado convencional não costuma ser uma tarefa fácil para um vegetariano, pois a maior parte dos produtos contêm substâncias de origem animal, e alguns estabelecimentos não possuem, por exemplo, produtos básicos como a proteína de soja", confessa Naiara, que, apesar das dificuldades, também afirma ter grandes benefícios.

"O processo de digestão do organismo funciona muito melhor, o paladar fica mais apurado, pois os alimentos que consumimos são sempre mais frescos e naturais, e principalmente a sensação de não estar matando nenhuma vida para sobreviver", explica. Por isso, as refeições vegetarianas costumam ser ricas em cereais, legumes, verduras, grãos (lentilha, grão de bico, feijão) e a famosa proteína de soja (um ótimo substituto da carne de origem animal).

por que não comer carneVocê já experimentou a proteína de soja?


E você, já pensou em não incluir, ou pelo diminuir, a carne de seu dia a dia? O que você acha sobre a alimentação vegetariana? Deixe seu comentário aqui embaixo pra gente e aproveite nosso convite para repensar sua alimentação como um estilo de vida mais saudável.
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros