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Pratique Pilates e treine a força do centro do corpo

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Já falamos várias vezes aqui no Blog sobre a importância e os benefícios do exercício físico, para dar dicas aos nossos leitores sobre como manter um estilo de vida saudável. Hoje, vamos falar sobre mais uma opção que traz um bem enorme ao nosso corpo, principalmente para o centro do corpo, que envolve o abdômen e as costas na região lombar. É o Pilates, uma prática que trabalha o corpo todo de forma global e integrada.

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Certamente, você já ouviu falar sobre essa atividade física em algum meio, e provavelmente alguma amiga já tenha comentado com você sobre o exercício. E não é para menos. Afinal, o Pilates é capaz de desenvolver os músculos, aumentar o movimento das articulações e melhorar a flexibilidade. Ou seja, significa mais qualidade de vida no dia a dia, ajudando que nos sintamos muito melhor com nosso corpo.

Por tantos benefícios e por ter ganhado certa fama, a oferta do Pilates tem aumentado nos últimos tempos. Mas, antes de escolher qualquer estúdio ou academia por aí, é preciso ficar atento às suas necessidades. Por isso, conversamos com uma especialista no assunto para entender mais sobre quem pode fazer Pilates.

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Rita Sette, professora de educação física, instruindo sua aluna na aula de pilates


Segundo Rita Sette, profissional de educação física com quase trinta anos de experiência, o Pilates é bastante acessível. "Como qualquer atividade física, o Pilates também tem suas restrições, mas são poucas, em comparação com outras. Por exemplo, é recomendado para várias crianças acima de 6 anos, em média. E as restrições principais se dão pelo indivíduo, e não pela atividade em si. Pessoas com hérnia discal é um caso, pois não podem fazer alguns movimentos", afirma.

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Rita fazendo uma posição do pilates que treina flexibilidade e centro de corpo


Rita, que tem seu estúdio de Pilates na cidade de Socorro (SP) desde 2009, também lembra que o Pilates proporciona benefícios diversificados. "É indicado para muitos problemas, desde físicos até psíquicos. Problemas de ansiedade, asma, dores articulares, recuperação de lesões e cirurgias", explica. E se até mesmo a criançada pode praticar, os idosos também são um grupo de pessoas que pode se beneficiar muito com a atividade, pois os movimentos e posições se adequam às limitações de cada indivíduo.

"Em geral, todos podem fazer, respeitando seus limites. É indicado procurar o Pilates em estúdios, clínicas e academias. O mais importante é procurar professores e fisioterapeutas com qualificação e certificados, para maior proteção da pessoa", alerta Rita. Nesses locais, a prática do Pilates pode ser acompanhada de exercícios no chão ou em aparelhos, mas sempre com o acompanhamento de um especialista, e varia entre preços de R$150 até R$300 mensais, a depender de quantas aulas se faz por semana.

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Aluno de Rita usando um dos aparelhos do pilates


E você, já experimentou praticar Pilates? Que tal tentar incluir essa atividade em seu dia a dia? Conte pra gente qual sua experiência com o Pilates aqui embaixo nos comentários e vamos trocar ideias.  ;)
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