

Qual é o talento que você pode emprestar à sua comunidade?
Às vezes, nosso primeiro receio de fazer algo pela comunidade está na descrença da ação do poder público. Realmente, desanima pensar que teremos de pedir algo para nossos governantes e que sequer chegaremos a ter uma resposta. Porém, é possível fazer algo individualmente, começando a se movimentar por si próprio. Isso porque você pode usar as suas habilidades e talentos na comunidade. De repente, alguém que sabe fazer trabalhos manuais pode colaborar com reparos e consertos. Outra pessoa pode organizar atividades educativas com as crianças ou adultos que precisam aprender algo. Já uma pessoa que gosta de ajudar na organização pode contribuir na realização de festas e eventos beneficentes. As possibilidades são várias, basta pensar em que gostamos de fazer e emprestar esse talento para o outro. 2. Conheça o espaço ao seu redor
Você conhece o trabalho realizado pelas instituições de sua comunidade? Foto por zepaiva.com
Talvez esse deva ser o primeiro passo para ser um cidadão melhor. Afinal, como vamos ajudar nossa comunidade se não a conhecemos direito? Aproveite seu tempo livre ou uma pequena parte de seu final de semana e procure conhecer as instituições que estão perto de sua casa: escolas, creches, igrejas, bibliotecas, museus, abrigos... Há muito o que se descobrir, seja para encontrar gente precisando de algo, seja também para visitar e utilizar. 3. Preocupe-se com o meio ambiente Essa dica é extremamente importante e a mais urgente de todas. A própria crise de falta de água está mostrando para a região sudeste o quanto precisamos nos preocupar com o meio ambiente, e claro que também é algo essencial à comunidade. Então, procurar separar o lixo para reciclagem, evitar lavar calçadas e quintais, não jogar lixo no chão e em terrenos baldios, não soltar animais na rua, e muitas outras pequenas atitudes fazem toda a diferença. Aproveitando o assunto, você pode gostar das nossas dicas de sustentabilidade para casa.
Qual a última vez em que você participou de uma atividade ecológica? Foto via micoleao.org.br
E aí, qual foi a sua última atitude pela comunidade onde você vive? O que mais você gostaria de fazer pelo seu espaço? Conte suas experiências pra gente aqui embaixo nos comentários e vamos trocar ideias!