Pousada da Cachoeira
Equilíbrio

Leve a sustentabilidade para dentro de casa

  1. Home
  2. Leve a sustentabilidade para dentro de casa
Faça uma cotação
Salvar
Se você gosta de acompanhar a Pousada da Cachoeira, com certeza também adora natureza e sabe quão importante é preservá-la. Dia a dia o mundo todo tem falado sobre a necessidade de sermos sustentáveis, por diversos motivos, seja pela poluição extrema no meio ambiente ou pelos sinais naturais constantes de desequilíbrios, como tornados e aumento assustador da temperatura. Por isso, as pessoas têm se preocupado mais com o impacto daquilo que fazem ao meio ambiente, e essa consciência começa dentro de casa.

sustentabilidade em casa


Ora, você já parou para pensar em quantos lugares de nossa casa deixamos de ajudar a tornar nosso planeta mais sustentável? Ou mais, em quantos lugares de nossa casa acabamos prejudicando o meio ambiente com nossos atos? Pois é, parece que aquelas pequenas atividades dentro de casa jamais afetariam todo o ecossistema de um planeta, mas, acredite, isso acontece a todo momento.

E das maneiras mais simples que possamos imaginar: quando despejamos o óleo já usado na pia da cozinha; ao jogarmos todo nosso lixo em apenas um cesto, sem separá-lo; ao ficarmos minutos afins com a torneira da pia do banheiro aberta enquanto escovamos os dentes; dentre outros pequenos costumes que aparentam ser inofensivos, porém, resultam em um grande problema, afinal, são milhões de casas fazendo a mesma coisa, enquanto também existem milhões de pessoas sem ter o que comer, sem água e vivendo em lugares insalubres.

 

sustentabilidade em casa


Da mesma forma que é simples prejudicar o meio ambiente, é igualmente fácil ajudar, pois também são pequenos atos que fazem a diferença e transformam a nossa casa em um foco sustentável. Quando desligamos a luz e qualquer aparelho eletrônico que não esteja sendo usado para economizar energia, ao juntarmos o máximo possível de roupas para a próxima lavagem ou antes de passá-las, ou até quando abrimos menos a porta da geladeira, tudo isso são gestos mínimos dentro de nossa própria casa, mas muito importantes.

sustentabilidade em casa

Quadrinho da Turma da Mônica retirado de alfabetizandocommonicaeturma.blogspot.com


Assim, além de sermos mais sustentáveis, vamos economizar energia e, claro, pagar menos na conta de luz. E há várias ideias que podemos aplicar em casa, veja algumas:

- Que tal reaproveitar a água da chuva para as atividades de casa? Pode ser para lavar o carro, dar descarga, limpar o quintal... Ou seja, qualquer necessidade que não precise de água potável.

- Você presta atenção aos tipos de produtos que compra? Sobretudo quando falamos de produtos de limpeza, é extremamente importante dar preferência aos biodegradáveis.

- Sabia que seus móveis ou sua casa podem ser construídos com material sustentável? Até a madeira, por exemplo, pode ser de origem reciclável ou de reflorestamento. A casa da foto abaixo é uma ótima inspiração nesse sentido, pois utiliza apenas 5% a 8% de cimento ou qualquer outro tipo de material de construção tradicional, com as paredes feitas de terra socada com pilares de bambu.

 

sustentabilidade em casa


Imagem retirada de Casa.Abril.com.br


Além disso, outros pequenos atos sustentáveis são deixar a casa ventilar mais para ligar menos o ar condicionado, reciclar o lixo fazendo sua separação correta e até mesmo tomando banho com o chuveiro na posição “verão”. Está vendo como trazer a sustentabilidade para dentro de casa é mais fácil do que imaginamos?

E você, tem alguma dica de sustentabilidade que já pratica dentro de casa? E já parou para refletir sobre o que você poderia deixar de fazer agora mesmo com o objetivo de não agredir mais o meio ambiente? Pense um pouquinho e compartilhe com a gente qual será seu ato sustentável dentro de casa, aqui embaixo nos comentários.
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros