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Vida saudável na terceira idade

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Se pararmos para analisar a população atual do nosso país, perceberemos uma realidade interessante, hoje a quantidade de pessoas idosas (acima de 60 anos) vem aumentando cada vez mais. Muitos chamam essa fase da vida de “melhor idade”, e não é para menos, afinal os mais experientes possuem tempo para aproveitar a vida, fazer o que tem vontade e deixar as preocupações de lado.

lazer terceira idade

Mas, se tem algo que incomoda quando se passa dos 60 anos, é a qualidade de vida. É comum encontrar vários idosos por aí reclamando de dores no corpo, indisposição, problemas de saúde... Se há mais tempo para curtir a vida, por outro lado pode ser que falte corpo e mente sadios para isso. Por esse motivo é tão importante cuidar de si mesmo nessa fase valiosa da vida.

Hoje, daremos algumas dicas espertas aqui no Blog para você que está passando por esse momento em que é fundamental se cuidar. Alimentação, exercícios físicos e mente ativa são alguns desses cuidados, veja como colocá-los em prática:

1. Alimentação campeã!

O que o pessoal da terceira idade deve comer é um cuidado especial, pois é nessa fase que a digestão fica mais lenta e pode acontecer até uma diminuição no apetite. Além disso, há cuidados especiais com determinados alimentos, como os mais salgados ou os doces, por conta de algumas doenças. O mais importante de se lembrar, nesse sentido, é de procurar extrair o melhor possível do que se come.

fontes de cálcio

Algumas fontes de cálcio que vão além do tradicional leite


Por exemplo, é muito comum que os idosos precisem de uma atenção especial aos ossos. Assim, consumir fontes de cálcio, como vegetais verde-escuros (brócolis) e grãos (linhaça) é uma ótima pedida. Os alimentos carregados em sódio devem ser evitados, como aqueles temperos industrializados. E os refinados, como a farinha branca (pão francês), também podem ser riscados do cardápio, porque dificultam a digestão e facilitam o aumento de gases.

saúde terceira idade

Lembre-se: aqueles temperinhos prontos são ricos em sódio e devem ser evitados


Como exemplo de alimentação na terceira idade, trocamos uma ideia com Sonia Colli, moradora da cidade de Socorro que tem 62 anos e é professora aposentada. Ela nos conta que é orientada por uma nutricionista, algo essencial para saber certinho o que deve comer para suas necessidades individuais. “Claro que a alimentação é importante, a tendência nessa idade é ganhar peso. Então, apesar de gostar bastante, controlo o consumo de doces, uso cereais e frutas, e procuro fazer uma alimentação balanceada”, detalha. E a experiência de Sonia é perfeita também para a nossa próxima dica!

2. Corpo em movimento

Quando se fala em exercício físico, Sonia é uma verdadeira inspiração, não apenas para o pessoal com mais de 60 anos, mas até mesmo para todos. “Pratico atividade física há muito tempo, mais de 20 anos. Atualmente, sou aposentada e posso me dedicar mais. Faço Pilates uma vez por semana, e natação 3 vezes, além de caminhadas e um pouco de musculação”, conta.

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Uma seleção de fotos da Sonia praticando Pilates


As preferências de Sonia são muito bem-vindas para os idosos, porque são exercícios que não pedem impacto, e, portanto, não sobrecarregam as articulações. Atividades como a natação, a hidroginástica, o Pilates e a Yoga são opções extremamente possíveis e acessíveis às pessoas da melhor idade. Como benefícios, os idosos terão um aumento da massa muscular e óssea (muito importante!), combate a processos infamatórios e até melhora das capacidades funcionais, sendo este essencial, já que é comum na terceira idade se perder a habilidade para algumas atividades que exigem equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade.

Porém, sempre há desculpas para não procurar uma atividade física. Infelizmente, o pessoal da terceira idade pode esbarrar em algumas limitações, como os impedimentos sociais e psicológicos. Sobre isso, Sonia é bem sincera. “Eu era uma pessoa preguiçosa, lenta e sedentária. E no começo é difícil, cansativo, pois os resultados não são imediatos. Mas, aos poucos, há uma melhora na disposição, no humor, no alívio da dor,” confessa. A professora afirma que até passou a dormir melhor. Ou seja, é preciso começar para colher os resultados.

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Sonia até participou de uma matéria no jornal O Município, de Socorro-SP, contando sobre seu estilo de vida


3. Não se esqueça da cabeça

De nada adianta um corpo são se a mente não está saudável. Tão importante quanto cuidar da alimentação e do condicionamento físico é prestar atenção aos pensamentos que rondam a nossa cabeça. Nesse sentido, a dica é se ocupar o máximo possível e viver todo o tempo livre para o lazer, para o prazer de poder ser feliz sem muitas preocupações. Ora, a vida depois dos 60 tem que continuar sendo ativa!

Como exemplo, nossa amiga Sonia também conta um pouquinho sobre seus hábitos de lazer. “Ocupo meu tempo livre (parece até que é o dia todo!) com leituras, aulas de canto, estudo de italiano e com a participação em um coral da paróquia da cidade”, afirma. Essa é mais uma ótima inspiração de ideias para fazer a mente não parar, ocupar-se com atividades de cultura, lazer, ações sociais, religiosas, novos aprendizados, e até aquele hobby que você sempre teve vontade de experimentar, mas nunca teve tempo suficiente para isso. Aproveite!

terceira idade com saúde

Bibi Ferreira sobe aos palcos e continua dando um show! Um exemplo a todos nós. Linda foto via Lulacerda.ig.com.br


E você, como está cuidando de sua saúde na melhor fase da vida? Também tem alguma dica importante para compartilhar conosco? Então, deixe seu comentário aqui embaixo e vamos trocar ideias!

 
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