Pousada da Cachoeira
Pacotes e Promoções

Dicas de fotografia: guardando a natureza na memória

  1. Home
  2. Dicas de fotografia: guardando a natureza na memória
Faça uma cotação
Salvar
Quem não curte sair por aí, em uma viagem, tirando foto de tudo quanto é lugar bonito que se encontra? Uma das melhores coisas quando se está viajando é poder registrar vários momentos e locais por meio de uma máquina fotográfica, para depois relembrar e guardar para sempre na memória. Mas, você sabe como fazer uma boa foto?

dicas de fotografia

Entender o básico de como tirar uma foto é importante, porque disso depende um belo registro de seus melhores momentos na viagem e é muito melhor relembrar uma viagem inesquecível com fotos à altura. Além disso, os apaixonados pela natureza também podem encontrar na fotografia uma forma de curtir seu maior hobby, que é estar perto do meio ambiente o tempo todo.

Afinal, quando estamos na natureza vale aquela máxima "não deixe nada além de rastros e não tire nada além de fotografias". Ou seja, não existe um hobby que combine mais com o meio ambiente do que tirar fotos. Essa é a paixão de Valdir Oliveira, vigia noturno da cidade de Socorro (SP), que combinou a atividade de fotografia com sua paixão pela natureza.

dicas de fotografia

O apaixonado por fotografia na natureza, Valdir Oliveira, aqui na cidade de Monte Alegre do Sul

"Sempre gostei de tirar fotos e registrar coisas, mas meu hobby começou mesmo com a natureza. Fotografar a natureza é sempre um espetáculo à parte, a cada dia encontro uma paisagem diferente, desde um pássaro voando até uma nuvem de tempestade", conta Valdir, que publica suas fotos diariamente no Facebook para compartilhar seus momentos com os amigos.

dicas de fotografia

 Uma das fotos de Valdir Oliveira, registrando o entardecer na cidade de Socorro-SP


Assim como ele, não é difícil fazer da fotografia uma atividade prazerosa. E para lhe incentivar a experimentar essa prática, vamos dar algumas dicas de fotografia que são simples, mas podem fazer toda a diferença em seu hobby. Veja só:

1. Especificações técnicas

Existem alguns detalhes técnicos na hora de fotografar que podem fazer a diferença no resultado da imagem. O tempo de abertura é um deles, pois, quanto maior ele for, mais luz será captada pela sua câmera, portanto esse tempo deve ser maior se o ambiente onde você estiver fotografando for escuro. O balanço de brancos é outro ponto que afeta a iluminação da imagem a ser captada, regulando “clarões” e outros feixes de luz.

Além disso, existe a profundidade de campo, que é quão nítido aparecerá o seu foco na foto. Ou seja, se você tiver um local com um pássaro na árvore e uma paisagem ao fundo, o que será o foco da foto, a árvore com o pássaro à frente ou a paisagem ao fundo? Quem determina isso é a sua profundidade de campo. O bom é que todos esses detalhes técnicos, hoje, podem ser regulados facilmente nas câmeras automáticas, que possuem manuais e indicadores bem simples de serem entendidos.

dicas de fotografiaExemplo de foto com pouca profundidade de campo, cujo foco é o pássaro à frente da paisagem ao fundo. Foto via phabiomatheusphoto.blogspot.com


2. Olhar fotográfico

A fotografia pode até ter vários requisitos técnicos, mas, na verdade, o que determina uma boa foto é como você enxerga o ambiente ao seu redor, ou seja, é o seu olhar fotográfico que determina a beleza de sua imagem. Assim, ao olhar para uma bela paisagem, você pode usar a "regra dos terços", que é imaginar um quadro do "jogo da velha" no local e fazer uma divisão mental de como a fotografia será distribuída.

dicas-de-fotografiaExemplo de quadro da regra dos terços


Dessa forma, a regra diz que o foco da sua imagem deve ficar ao longo das linhas ou no terço de baixo, e não necessariamente ao centro, como geralmente a maioria das pessoas pensa. E mais, procure olhar para os locais com uma visão diferenciada! Nem toda foto precisa ser tirada de frente para o local com a parte mais bonita ao centro. Procure outros ângulos, formas diferentes de olhar uma mesma paisagem, cantos inusitados, e faça uma foto que impressione, por mais comum que aquele local possa ser.

dicas de fotografia


Exemplo do uso da regra dos terços, por www.ducsamsterdam.net. Veja a posição em que o horizonte e os barcos estão nas linhas do quadro.


3. Tenha paixão!

Essa é a principal dica que podemos dar! Se você ama a natureza assim como a gente, sabe do que estamos falando. Para realmente gostar de fotografar é preciso gostar muito dos locais por onde você passa. Seja a natureza, monumentos históricos, cidades, praças, pessoas, eventos e festas, enfim, há uma infinidade de opções para você treinar seu olhar fotográfico.

"Existem algumas técnicas para sair uma boa foto, e um bom equipamento também sempre ajuda muito, mas fotografar não é simplesmente apertar o disparador. Fotografar é sentir o momento certo e a hora certa, e fazer com o coração, mesmo que seja com uma câmera simples", diz Valdir, revelando seu segredo para fotografar a natureza.

dicas de fotografia

 Mais uma foto da natureza, por Valdir Oliveira


E você, também curte fotografar? Tem alguma dica para compartilhar conosco? Deixe seu comentário aqui embaixo pra gente!
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros