


Uma das fotos de Valdir Oliveira, registrando o entardecer na cidade de Socorro-SP
Assim como ele, não é difícil fazer da fotografia uma atividade prazerosa. E para lhe incentivar a experimentar essa prática, vamos dar algumas dicas de fotografia que são simples, mas podem fazer toda a diferença em seu hobby. Veja só: 1. Especificações técnicas Existem alguns detalhes técnicos na hora de fotografar que podem fazer a diferença no resultado da imagem. O tempo de abertura é um deles, pois, quanto maior ele for, mais luz será captada pela sua câmera, portanto esse tempo deve ser maior se o ambiente onde você estiver fotografando for escuro. O balanço de brancos é outro ponto que afeta a iluminação da imagem a ser captada, regulando “clarões” e outros feixes de luz. Além disso, existe a profundidade de campo, que é quão nítido aparecerá o seu foco na foto. Ou seja, se você tiver um local com um pássaro na árvore e uma paisagem ao fundo, o que será o foco da foto, a árvore com o pássaro à frente ou a paisagem ao fundo? Quem determina isso é a sua profundidade de campo. O bom é que todos esses detalhes técnicos, hoje, podem ser regulados facilmente nas câmeras automáticas, que possuem manuais e indicadores bem simples de serem entendidos.Exemplo de foto com pouca profundidade de campo, cujo foco é o pássaro à frente da paisagem ao fundo. Foto via phabiomatheusphoto.blogspot.com
Exemplo de quadro da regra dos terços
Exemplo do uso da regra dos terços, por www.ducsamsterdam.net. Veja a posição em que o horizonte e os barcos estão nas linhas do quadro.
3. Tenha paixão! Essa é a principal dica que podemos dar! Se você ama a natureza assim como a gente, sabe do que estamos falando. Para realmente gostar de fotografar é preciso gostar muito dos locais por onde você passa. Seja a natureza, monumentos históricos, cidades, praças, pessoas, eventos e festas, enfim, há uma infinidade de opções para você treinar seu olhar fotográfico. "Existem algumas técnicas para sair uma boa foto, e um bom equipamento também sempre ajuda muito, mas fotografar não é simplesmente apertar o disparador. Fotografar é sentir o momento certo e a hora certa, e fazer com o coração, mesmo que seja com uma câmera simples", diz Valdir, revelando seu segredo para fotografar a natureza.
Mais uma foto da natureza, por Valdir Oliveira
E você, também curte fotografar? Tem alguma dica para compartilhar conosco? Deixe seu comentário aqui embaixo pra gente!