Pousada da Cachoeira
Refúgio na Natureza

Adote uma planta

  1. Home
  2. Adote uma planta
Faça uma cotação
Salvar
Nós compramos muita coisa ao longo do mês. Se pararmos para reparar na quantidade de lixo que geramos a cada semana em nossa casa, teremos uma consciência de quão grande é o impacto que causamos na natureza, mesmo sem perceber, gerando resíduos por meio do nosso consumo. Mas, nós podemos fazer a nossa parte, mesmo sem sair de casa, para colaborar com o meio ambiente. Por isso, o convite que faremos a você hoje é: adote uma planta!

planta dentro de casa


Pois é, não são apenas as empresas e grandes fábricas que precisam pensar em reflorestamento e na preservação do meio ambiente, cada um de nós pode tomar uma simples atitude de cuidar de uma planta dentro de casa, um pequeno gesto que faz uma enorme diferença. E como isso pode ser útil a você? Ora, é simples! Pode não parecer, mas cuidar de uma plantinha dentro de casa traz vários benefícios.

Um deles é o sentimento de tomar conta de algo, um hábito bastante importante ao ser humano, sobretudo em crianças, que precisam aprender a desenvolver essa consciência de responsabilidade. Ao cuidar da planta de perto, dia a dia, podemos nos tornar mais atenciosos e sensíveis ao que precisa de zelo ao nosso redor. Outro benefício é a harmonia no ambiente, afinal, todos percebem como o local fica mais agradável quando se tem natureza por perto.


criança plantar


Nesse sentido, seja para decorar a casa ou para desenvolver um hobby, adotar uma planta é uma atitude responsável que pode ser feita de várias maneiras, uma delas é começando do zero, plantando a semente no vaso até a flor começar a crescer; ou, então, se preferir, pode pegar a muda e plantá-la para cuidar de seu crescimento. Aliás, você sabia que os hortos municipais das cidades, geralmente, doam mudas de plantas? Ou seja, você nem precisará gastar.

Agora, adotar uma planta requer uma série de cuidados especiais. Se você quiser que ela cresça bonita e saudável, deve ficar atento a alguns pontos importantes:

- Prefira sempre vasos de barro ou cerâmica, materiais que imitam o solo e ajudam a raiz a respirar. Além disso, deixe o vaso o mais perto possível da luz natural, que é essencial para a realização da fotossíntese (alimentação do vegetal). E, dessa forma, quando o sol for embora a planta também terá seu momento no escuro, que é igualmente importante para ela.

plantas dentro de casa

Ideia criativa para plantar em casa. Por extra.globo.com.


- Usando o vaso de barro, saiba que o número de regas será maior, pois este material absorve a água mais rapidamente e exige que a planta seja regada mais vezes. No entanto, antes de fazê-lo, coloque o dedo sobre a terra e pressione até aproximadamente 2cm de profundidade, sentindo se ainda há umidade ou se o solo está seco.

- Evite regar a sua planta durante a noite, pois isso pode causar fungos. Regando-a pela manhã, há tempo suficiente para a água ser absorvida e ter excesso evaporado. Da mesma forma, evite deixar a planta diretamente no sol, para não queimar suas folhas, e, sempre que possível, coloque-a embaixo da chuva para se revigorar de forma natural.


jardim em casa


Um jeito simples para plantar em casa.


- O ideal é que proporcionemos à plantinha as condições mais próximas possíveis de seu habitat natural. Para isso, cada espécie possui as suas características específicas. Então, procure conversar com o responsável pelo horto de sua cidade, se você pegar sua planta com ele, ou procure as orientações necessárias com algum profissional de floricultura.


planta para decoração


Ideia de planta para decorar a casa, por lojaskd.com.br.


E então, preparado para adotar a uma planta? Faça sua parte e cuide da natureza levando uma parte dela para dentro de casa, com certeza seu espaço ficará mais bonito e você desenvolverá uma relação de carinho com o meio ambiente. E se você já cuida de uma planta dentro de casa, conte pra gente quais são suas dicas para deixá-la sempre bonita e saudável. Deixe um comentário aqui embaixo!

 

> Você também pode gostar de: como montar um jardim dentro de casa.
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros