Pousada da Cachoeira
Refúgio na Natureza

Dicas de Acampamento

  1. Home
  2. Dicas de Acampamento
Faça uma cotação
Salvar
Jogar conversa fora ao ar livre, ficar sob o céu estrelado, reunir-se com os amigos em volta da fogueira... Acampar é realmente uma experiência incrível! Quem ama natureza, sabe o quanto é gostoso passar um tempo fora de casa curtindo o meio ambiente bem de pertinho. E você, já experimentou esse passatempo? Hoje, vamos dar dicas de como acampar com segurança, tranquilidade e muita diversão, para você colocar essa ideia em prática! Vamos lá:

acampamento

1. Fique esperto com a barraca

Esse item essencial precisa ser muito bem escolhido, pois é o local que vai lhe abrigar durante a noite, podendo lhe render bons os maus momentos. Para começar, fique atento ao tamanho. Se você quiser, por exemplo, acampar em casal, uma barraca para duas pessoas mais as malas deixará pouco espaço, e a movimentação, provavelmente, ficará bem difícil. Além disso, o tipo de barraca também influencia em seu acampamento.

As barracas conhecidas como “iglu”, ou seja, que têm aquele formato mais arredondado e pequeno, são melhores para condições climáticas mais tranquilas, sem muita aventura e em climas frios, pois o espaço é um pouco menor e a temperatura do corpo se conserva.

barraca iglu

Exemplo de barraca iglu


Enquanto as barracas no formato “canadense”, aquelas com ponta em cima, são bem resistentes à chuva e vento, cabem mais pessoas dentro e levam um pouco mais de tempo para serem montadas. Então, se seu acampamento será de aventura, durando por alguns dias e ficando em locais inusitados, este tipo é o ideal.

barraca canadense

Exemplo de barraca canadense


2. Escolha bem seu local antes de levantar acampamento

O lugar onde você montará sua barraca determina uma série de fatores. Por exemplo, nunca erga seu acampamento perto de uma descida, pois a água da chuva ou qualquer inconveniente da natureza que possa descer ladeira abaixo vai atingir ou empoçar sua barraca. Também evite o chão com pedras ou muitas irregularidades no solo, lembre-se que, mesmo com seu colchonete, você poderá sentir um sério incômodo nas costas ao se deitar.

dicas de acampamento

Em qual local você tem vontade de acampar?


Além disso, o solo não deve ser sua única preocupação. A região do acampamento, de forma mais ampla, também importa, principalmente se for um acampamento de aventura, pois é preciso ficar atento à disponibilidade de água por perto, à segurança do local (pensando em animais que podem estar na região) e até na obtenção de "isca", algo essencial para a sua fogueira, que é nosso próximo item.

3. Faça uma boa fogueira

fogueira

A fogueira é essencial em qualquer acampamento, porque é ela que reúne todo o pessoal para conversar e se aquecer durante a noite. Mas, sua fogueira só ficará realmente bacana se tiver boas iscas, que são o “alimento” do fogo, geralmente formado por gravetos e folhas secas. Qualquer sobra realmente seca, sem sinal de umidade, poderá servir de alimento. Ah, importante: nunca use substâncias inflamáveis, como o álcool, para acender a chama.

4. Arrumando sua mochila

Parece simples, mas arrumar a mochila exige mais técnica do que a gente pensa. Por exemplo, em um acampamento com longa caminhada para chegar até o local você precisará carregar a mochila nas costas. Nesse caso, todos os itens mais pesados devem ficar bem distribuídos nas partes baixas da mochila, para não prejudicar seu equilíbrio.

Além disso, os itens de primeira necessidade precisam, necessariamente, ser de fácil acesso logo nas partes altas da mochila, para serem pegos a qualquer momento. Assim como as roupas de frio ou a capa de chuva, pois, em uma mudança repentina de clima, não é possível parar a caminhada e procurar essas coisas no fundo da mochila. Como arrumar a mochila

 

Dica de como arrumar a mochila para acampamento via Blog.blag.us


E, claro, não se esqueça de levar alimento, muitas pessoas queridas e alto-astral para se divertir bastante! Afinal, não existe atividade melhor do que o acampamento para curtir com os amigos ou em casal e ficar bem próximo da natureza. E aí, tem mais alguma dica a acrescentar em nossa lista? Deixa seu comentário aqui embaixo pra gente! Queremos saber suas ideias. ;)

Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros