Pousada da Cachoeira
Refúgio na Natureza

Dicas de segurança na hora de viajar

  1. Home
  2. Dicas de segurança na hora de viajar
Faça uma cotação
Salvar
Finalmente chegamos a julho, mês de férias! Metade do ano de 2014 já se foi e, mais uma vez, é hora de ajeitar as malas e curtir um descanso com a família ou com seu amor. Mesmo que seja uma parada de apenas 15 dias, ou quem sabe de apenas um final de semana, o importante é não deixar de descansar e relaxar nesse meio de ano. E, justamente por conta do aumento de viagens, esse é um período em que também aumentam os acidentes de trânsito.

dicas de segurança na hora de viajar

Infelizmente, essa é uma realidade constante em nosso país. Assim como nos finais de ano, as férias de meio de ano costumam registrar maior índice de mortes no trânsito. Mas, não é só esse o problema que um viajante costuma enfrentar. Surpresas desagradáveis no destino escolhido e problemas de segurança também costumam estragar a diversão nas férias. Por isso, hoje reunimos algumas dicas de segurança na hora de viajar para você e sua família curtirem à vontade e sem preocupação. Confira:

1 – Planejamento é tudo 

Pode parecer bobagem ou coisa de gente prevenida, mas se planejar antes de fazer uma viagem é essencial. Logo que você e sua turma definirem o destino, não deixe de pesquisar sobre as principais informações do local a ser visitado, como, por exemplo, as condições climáticas do dia da viagem, os pontos turísticos, o comércio e locais de compra perto de onde vocês ficarão hospedados, se ficarão perto ou longe do centro da cidade, dentre outros detalhes que fazem toda a diferença nos casos de emergência.

viagem planejamento

Além disso, certifique-se das condições das estradas na rota que vocês traçaram para seguir, se há pontos de perigo e pedágios. Afinal, ser pego desprevenido sem dinheiro no meio do caminho ou em um beco desconhecido não é nada agradável. E se for colocar o carro na estrada, não se esqueça de mandá-lo para uma revisão antecipada. Aliás, é sobre isso que fala a próxima dica.

2 – Mande o carro para uma boa revisão

Não conte com a sorte de viajar sem antes fazer uma revisão completa em seu automóvel. Acredite, se algo tiver que dar errado, realmente dará, e quando você menos esperar. Afinal, há muito o que se verificar no carro antes de colocá-lo na estrada. O sistema elétrico é um dos principais pontos a serem observados. Além das luzes e dos faróis (de freio, lanternas, setas), o limpador de para-brisas, por exemplo, fará muita falta se der algum defeito em plena viagem com chuva forte.

viagem revisão carro

Outra revisão importante é a dos pneus, que são os responsáveis por dar a estabilidade correta ao carro em estradas sinuosas e em condições climáticas adversas. Lembre-se que a calibragem correta e um pneu que não esteja “careca” são observações cruciais. Por fim, seja prudente ao carregar apenas o peso de bagagem que seu carro permite, e se certificar de que todos estão usando cinto de segurança e adequadamente sentados, sobretudo as crianças.

3 – Fique atento aos possíveis golpes

É triste ter que lidar com a possibilidade de sofrer um golpe ao fazer uma viagem, mas isso pode acontecer. Não é raro o caso da família que planeja toda sua viagem e ao chegar no destino tão esperado o local de hospedagem sequer existe. Para evitar esse tipo de contratempo, peça comprovantes e certificações de toda transação que você realizar com o hotel ou a pousada pela internet ou por telefone, para garantir que sua reserva possa ser comprovada.

viagem golpes segurança

Além disso, procure informações de outros usuários que já passaram pelo lugar para onde você fará sua viagem. Não só confira os comentários dos usuários na fanpage do Facebook do hotel ou da pousada, como também procure saber o que as pessoas acharam da cidade ou do país como um todo, sobre opções de divertimento, segurança, preços das coisas. Dessa forma, você evita possíveis abusos ou enganos.

Ah, e se sua viagem for longa, não deixe de pedir para que um vizinho ou um familiar tome conta de sua casa de vez em quando, para não dar a impressão de que o lugar está vazio. E prefira também não comentar sobre sua viagem com desconhecidos ou com toda a vizinhança, a fim de não atrair a atenção de mal intencionados.

segurança viajar

E você, a que fica atento quando vai viajar? O que mais lhe preocupa? Compartilhe com a gente quais são a suas dicas de segurança na hora de viajar aqui embaixo nos comentários e vamos trocar experiências.
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros