Pousada da Cachoeira
Refúgio na Natureza

Dicas de segurança nas férias

  1. Home
  2. Dicas de segurança nas férias
Faça uma cotação
Salvar
O final de ano está chegando com tudo e motiva todo mundo a viajar, ou, pelo menos, a sair para passear com a família e ficar uns dias fora de casa. Este é um momento muito gostoso para curtirmos as pessoas que amamos, mas é preciso atenção, pois ficar longe de casa por um tempo pode significar perigo e risco de segurança, ainda mais se você mora na região de São Paulo.

dicas seguranças nas férias

Dados divulgados em 28 de novembro, pelo balanço mensal da criminalidade, elaborado pela Secretaria de Segurança Pública, mostram que os roubos avançaram no Estado de São Paulo pelo 17º mês consecutivo, avançando 14% em outubro. Ou seja, nosso país, infelizmente, continua com sérios problemas de criminalidade. Por isso, é muito importante que fiquemos atentos na hora de viajar e deixar a casa sozinha.

Para te ajudar a se preparar melhor neste período e garantir que seu descanso seja tranquilo e cheio de boas lembranças, no post de hoje vamos dar algumas dicas de segurança nas férias. Fique atento e veja quais delas você já coloca em prática:

1. Seja discreto

Uma das melhores dicas de segurança nas férias, por incrível que pareça, é ser discreto. Pois é, nada de ficar anunciando sua viagem por aí, não. Afinal, isso pode facilitar que muitas pessoas saibam quando sua casa estará vazia e mais suscetível a roubos. Por isso, organize sua viagem avisando apenas quem for necessário, como família e pessoas do trabalho, mas não espalhe para muitas pessoas.

segurança férias

Além disso, seja discreto também no momento de “embarcar”. Arrume suas coisas com o carro ainda dentro da garagem. Procure sair em um horário mais tranquilo, em que sua ida não chame muita atenção. E também controle o ânimo da criançada. Quanto mais a sua saída parecer um passeio normal que durará apenas algumas horas, melhor.

2. Deixe a casa movimentada

Não permitir que a casa pareça abandonada é essencial. Essa é uma das dicas de segurança nas férias mais conhecidas por todos, afinal, a maioria conhece o velho truque de deixar a luz acesa ou com um dispositivo que a liga todas as noites e só apaga pela manhã. Mas, cuidado, esse tipo de truque já é bastante conhecido e fácil de ser identificado.

férias segurança

Portanto, peça sempre a um vizinho de confiança, a um amigo ou familiar que vá até sua casa fazer um movimento, principalmente se você mora em um bairro mais tranquilo em que todos se conhecem. Com isso, procure evitar deixar sinais de que a família não está em casa, como, por exemplo, jornais amontoados no quintal pela entrega diária ou a comida dos bichinhos de estimação acumulada, o que deixaria claro que você não voltará tão cedo.

3. Cuidados com a casa

Já pensou que desagradável voltar de viagem e encontrar a casa alagada ou, então, os eletrodomésticos queimados? Isso pode acontecer durante a sua ausência, se acontecer um temporal, por exemplo, ou o registro de água da casa apresentar algum problema e não tiver ninguém por perto para resolver. Por isso, também faz parte das dicas de segurança nas férias tomar o cuidado de fechar o registro de água e de desligar os eletrodomésticos mais importantes, evitando, assim, alagamentos e curtos-circuitos.

dicas de segurança nas férias

E, claro, mesmo com todas essas dicas de segurança nas férias, não se esqueça de deixar os seus contatos com algum vizinho ou amigo que more por perto. Dessa forma, se houver qualquer problema com sua casa, alguém poderá te avisar.

E o que mais você faz para se proteger quando vai viajar? Tem mais dicas de segurança nas férias para compartilhar com a gente? Deixe seu comentário aqui embaixo e vamos trocar experiências!
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros