Pousada da Cachoeira
Refúgio na Natureza

Por que praticar meditação

  1. Home
  2. Por que praticar meditação
Faça uma cotação
Salvar
Você já tentou relaxar e esvaziar a mente de qualquer pensamento? Parece impossível! Com a correria do dia a dia e a quantidade de coisas com que temos para se preocupar é complicado imaginar como conseguir parar e refletir em si mesmo. Alguns até poderiam perguntar, por que eu deveria fazer isso? Pois é, mesmo que seja algo aparentemente desnecessário, trata-se de uma prática muito benéfica à saúde.

por que praticar meditação

Principalmente devido ao alívio mental e emocional, pois a meditação nos ajuda a relaxar, a diminuir a tensão causada pelo estresse e até minimizar os reflexos de dor causados em nosso corpo por conta de preocupações e cansaço. Claro que todos esses benefícios são aumentados por boas práticas de bem-estar, como uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares, mas o foco da meditação está em nossa mente e no emocional.

Mas, talvez você nunca tenha praticado meditação em toda sua vida e ache que se trata de algo de outro mundo. Acredite, é muito simples e fácil. E para te convencer a pelo menos experimentar a prática, separamos três dicas rápidas sobre por que praticar meditação. Veja só:

1. O desafio é não pensar em nada

por que praticar meditação

O maior desafio que a meditação nos impõe é esvaziar a mente totalmente, não pensar em nada, concentrando-se apenas em si mesmo. Sim, meditar é somente isso, não pensar em nada e se concentrar em seu próprio ser. Esquecer o que você terá de fazer daqui a pouco, não se lembrar da obrigação de amanhã, deixar de lado aquele problema que parece não ter fim. Ou seja, não participar dos conteúdos que surgem pela mente.

Por isso, ao surgir um pensamento não é necessário fazer força para tirá-lo da frente. Mas, simplesmente observá-lo e deixá-lo ir, não se atendo a ele. Segundo Jakeline Mejorado, do Blog Yoga na Prática, “pensamentos vão surgir o tempo todo, é normal, nossa mente é viciada em conteúdos, não brigue com eles ou tente forçar para não pensar, não acrescente ou participe do que vai surgindo. Apenas seja um espectador. Não crie expectativas, isto irá gerar ansiedade e tensões em sua mente”, recomenda.

2. Crie seu jeito

praticar meditação

Quando pensamos em meditação logo nos vem a ideia de uma pessoa sentada, de olhos fechados com uma cara feliz. Na verdade, não precisa ser assim. Você pode criar o seu próprio jeito de meditar, sem sair de casa, em seu próprio espaço. Algumas pessoas gostam de usar uma música lenta ao fundo, outras ficam de olhos abertos olhando atentamente para a chama de uma vela, e há também os que se retiram para um lugar aberto perto da natureza. O importante é manter a postura ereta e prestar atenção à respiração.

3. Prepare-se

Como toda atividade, a meditação exige um mínimo de preparo. O essencial é que você esteja em um local calmo, silencioso e onde se sinta seguro, para que não seja distraído e nem fique preocupado com absolutamente nada. Além disso, você pode fazer da meditação uma prática regular, tirando alguns minutos todos os dias em algum momento para meditar, e, assim, ir aumentando esse costume ao longo do tempo.

meditação

E você, já praticou meditação alguma vez? Pensa em experimentar? Aqui na Pousada da Cachoeira o que não falta é espaço tranquilo perto da natureza propício para meditação. Fica a dica! ;)

Deixe seu comentário aqui embaixo pra gente contando por que praticar meditação pode ser útil à sua saúde e vamos trocar ideias!
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros