Pousada da Cachoeira
Refúgio na Natureza

Zooterapia: animais que curam

  1. Home
  2. Zooterapia: animais que curam
Faça uma cotação
Salvar
Qual bichinho de estimação você tem aí em casa? Seja um cachorro, gato ou qualquer outro, certamente ele deve alegrar o seu dia a dia, não é mesmo? Pois é, os animais têm esse poder de fazer uma diferença positiva em nossa vida. Eles trazem até nós um carinho diferente ao que é dado pelos humanos, e isso reflete de maneira benéfica em nosso corpo e mente. E, mas do que ser benéfico, já se sabe que esse contato chega a ser terapêutico.

zooterapia

Isso quer dizer que os animais são capazes de ajudar na cura de diversas doenças, e, inclusive, já são utilizados em muitos tratamentos de saúde. A fisioterapia de uma criança que precisa recuperar seus movimentos do braço, por exemplo, fica muito mais legal e agradável se sua atividade for jogar a bolinha para um cão ir buscar. Ou, então, uma pessoa com autismo pode estimular sua desenvoltura social no contato com os animais.

Tal auxílio dado pelos nossos queridos pets é chamado de zooterapia (terapia com animais). “A zooterapia é uma ciência que visa estudar a interação do ser humano com o animal, mas sob o ponto de vista terapêutico e educacional. Ou seja, não mais o bicho como comida, não mais como companhia, mas sim estudado e colocado de forma a ajudar as pessoas em situações de estresse e depressão”, explica a professora Maria de Fátima Martins, em entrevista ao portal Globo Ação.

zooterapia

A terapia com cavalos. Fonte da imagem: campozoo.org


Maria de Fátima atua na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade de São Paulo (USP), onde implantou, em 2006, o projeto “Desenvolvendo a afetividade de idosos institucionalizados através dos animais", demonstrando que os animais podem aumentar a afetividade e sociabilização de idosos, jovens e qualquer pessoa que precise de uma ajuda para vencer dificuldades de relacionamento.

E aqui, na Pousada da Cachoeira, procuramos levar esse equilíbrio aos nossos hóspedes por meio do contato com a natureza e, também, com os animais. O pessoal da Pousada pode, por exemplo, fazer passeios a cavalo e aproveitar para ter essa experiência incrível que só os animais podem proporcionar. Aliás, você sabia que o cavalo é um animal reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina como útil para o tratamento de doenças físicas?

zooterapia pousada da cachoeira

Pois é, é a equoterapia (terapia com cavalos), que ajuda na recuperação de deficiências motoras, porque o movimento tridimensional do cavalo ao andar é parecido com o nosso, permitindo repetidos estímulos no sistema nervoso central que melhoram a coordenação motora e o equilíbrio e controle da cabeça e do tronco.

Sem falar na sensação gostosa de poder relaxar andando a cavalo em meio a uma paisagem linda, cheia de verde, ar puro e terra por todos os lados. Fora do carro, da loucura do trânsito e do movimento da cidade, com certeza o passeio a cavalo deixará uma marca positiva em sua vida.

zooterapia interior de sp

E você, já contou com a ajuda de um bichinho para superar algum problema físico ou emocional? Já experimentou a sensação de andar a cavalo? Então, conte pra gente aqui embaixo nos comentários e depois agende sua visita à Pousada da Cachoeira para vivenciar o bem-estar causado pelo contato com os animais. Estamos lhe esperando!
Desenvolvido em parceria com Agência WebSocorro Agência WebSocorro

Erros foram encontrados

Abrir modal de erros